Saúde
Região já contabiliza cinco casos de sarampo em 2020
Dos casos confirmados, cinco estão na região, sendo dois em Jaraguá do Sul, dois em Schroeder e um em Guaramirim
Em menos de um mês, Santa Catarina já contabilizou 39 casos suspeitos de sarampo. Destes, 15 foram confirmados e sete estão em investigação e/ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde (MS). Dos casos confirmados, cinco estão na região, sendo dois em Jaraguá do Sul, dois em Schroeder e um em Guaramirim. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, na tarde da última segunda-feira (27).
Em 2019, foram notificados 915 casos suspeitos de sarampo em Santa Catarina. Destes, foram descartados 590 casos, 288 confirmados e 37 estão em investigação e/ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.
Na microrregião, em 2019, foram confirmados 19 casos de sarampo, sendo 12 em Jaraguá, cinco em Schroeder e dois em Guaramirim. No ano passado, Jaraguá do Sul foi a quarta cidade catarinense com maior número de casos confirmados, perdendo para Joinville (129), Florianópolis (38) e Concórdia (18).
Ainda de acordo com Dive, Santa catarina é composto por 295 municípios, dos quais 37 ou 12,5%, registraram casos confirmados de sarampo. Observa-se a circulação viral significativa na região norte do estado e, possivelmente, pela proximidade e movimentação de pessoas entre Paraná e Santa Catarina estes dois estados têm ocorrência de surto.
A DIVE ressalta ainda que a vacina tríplice viral é a maneira mais eficaz de prevenção contra o sarampo, além de proteger também contra rubéola e caxumba. O Ministério da Saúde recomenda a intensificação da vacinação de rotina, conforme Calendário Nacional de Vacinação com uma dose da vacina aos 12 meses e com reforço aos 15 meses; duas doses a partir de 12 meses a 29 anos de idade; e uma dose para a população de 30 a 49 anos de idade; além da dose zero para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!