Unimed
Saúde

Região já contabiliza cinco casos de sarampo em 2020

Dos casos confirmados, cinco estão na região, sendo dois em Jaraguá do Sul, dois em Schroeder e um em Guaramirim

29 Jan 2020 - 06h00Por Janici Demetrio
Região já contabiliza cinco casos de sarampo em 2020 - Crédito: BigStock Crédito: BigStock

Em menos de um mês, Santa Catarina já contabilizou 39 casos suspeitos de sarampo. Destes, 15 foram confirmados e sete estão em investigação e/ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde (MS). Dos casos confirmados, cinco estão na região, sendo dois em Jaraguá do Sul, dois em Schroeder e um em Guaramirim. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, na tarde da última segunda-feira (27).  

Em 2019, foram notificados 915 casos suspeitos de sarampo em Santa Catarina. Destes, foram descartados 590 casos, 288 confirmados e 37 estão em investigação e/ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.   

Na microrregião, em 2019, foram confirmados 19 casos de sarampo, sendo 12 em Jaraguá, cinco em Schroeder e dois em Guaramirim. No ano passado, Jaraguá do Sul foi a quarta cidade catarinense com maior número de casos confirmados, perdendo para Joinville (129), Florianópolis (38) e Concórdia (18).  

Ainda de acordo com Dive, Santa catarina é composto por 295 municípios, dos quais 37 ou 12,5%, registraram casos confirmados de sarampo. Observa-se a circulação viral significativa na região norte do estado e, possivelmente, pela proximidade e movimentação de pessoas entre Paraná e Santa Catarina estes dois estados têm ocorrência de surto.  

A DIVE ressalta ainda que a vacina tríplice viral é a maneira mais eficaz de prevenção contra o sarampo, além de proteger também contra rubéola e caxumba. O Ministério da Saúde recomenda a intensificação da vacinação de rotina, conforme Calendário Nacional de Vacinação com uma dose da vacina aos 12 meses e com reforço aos 15 meses; duas doses a partir de 12 meses a 29 anos de idade; e uma dose para a população de 30 a 49 anos de idade; além da dose zero para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Mulher de 21 anos morre vítima de covid em Jaraguá

Foram quatro mortes nas últimas 48 horas no município
Mulher de 21 anos morre vítima de covid em Jaraguá
Saúde

AstraZeneca: Gestantes e puérperas podem tomar D2 de outro imunizante

A preferência é que seja com a Pfizer. Na ausência da vacina deste fabricante, a Coronavac (Sinovac/Butantan) também poderá ser usada como segunda dose
AstraZeneca: Gestantes e puérperas podem tomar D2 de outro imunizante
Saúde

Jaraguá suspende vacinação contra a covid por falta de doses

Assim que receber novas doses município retomará a vacinação para primeira dose. A aplicação da segunda dose segue normalmente
Jaraguá suspende vacinação contra a covid por falta de doses
Saúde

Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC

As regiões da Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e Nordeste permaneceram classificadas com o nível máximo de atenção
Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC
Ver mais de Saúde