Saúde

Quarentena é prorrogada por mais cinco dias em Santa Catarina

O Governo do Estado antecipou que a flexibilização das restrições está em estudo para depois desse período, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

07 Abr 2020 - 20h43Por Da Redação
Quarentena é prorrogada por mais cinco dias em Santa Catarina - Crédito: Mauricio Vieira / Secom Crédito: Mauricio Vieira / Secom

As medidas de isolamento social em Santa Catarina estão mantidas por mais cinco dias. O governador Carlos Moisés anunciou, no início da noite desta terça-feira, a prorrogação do decreto que trata da restrição ao convívio social no estado até o próximo domingo, dia 12. O Governo do Estado antecipou que a flexibilização das restrições está em estudo para depois desse período, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

>>>Veja aqui o decreto nº 550 publicado no dia 7 de abril

O governador destacou que a tendência é que a situação se agrave no Brasil nas próximas semanas e todos os cuidados ainda são necessários. "É um esforço de todos para a proteção de todos. O isolamento social ainda é o método mais efetivo para evitar a Covid-19. Nossas medidas já trouxeram resultados positivos, a curva de crescimento de casos está mais atenuada e tenho certeza que, com o esforço dos catarinenses, vamos sair dessa crise que atinge o mundo todo", avaliou Carlos Moisés.

O Ministério da Saúde recomenda para Santa Catarina que, a partir da próxima semana, algumas medidas de flexibilização sejam avaliadas, para iniciar a transição para o distanciamento social seletivo. A recomendação se aplica aos estados que adotaram restrições ao convívio e, atualmente, têm menos de 50% da capacidade instalada antes da pandemia ocupada por pacientes com a Covid-19.

"Temos sempre seguido as orientações técnicas da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. Com o resultado positivo das três semanas de isolamento social, podemos avançar para a etapa de transição, sempre com muita responsabilidade e avaliação constante do contágio por coronavírus no nosso estado", afirmou o governador.

Em Santa Catarina, o nível de isolamento social é monitorado pela Polícia Militar. O acompanhamento mostra que, mesmo com a flexibilização das medidas, os catarinenses ainda permanecem com um alto índice de isolamento. O percentual, que era de 60% no início das medidas restritivas, atualmente é de aproximadamente 55%.

"Na medida em que a educação vai substituindo a fiscalização, conseguimos manter padrões aceitáveis de isolamento social na maior parte de Santa Catarina. Mesmo com a flexibilização dos últimos decretos, a população continua colaborando. Isso facilita o trabalho das forças de segurança que estão nas ruas fazendo a fiscalização e percebem no dia a dia uma mudança de comportamento", relatou o comandante-geral da Polícia Militar, Carlos Alberto de Araújo Gomes.

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

Infraestrutura regulamenta regras sanitárias para retomada do transporte coletivo intermunicipal em SC

Dentre as normas que devem ser adotadas pelas empresas de transporte coletivo intermunicipal com características rodoviárias estão a ocupação de até 50% da capacidade com os passageiros sentados intercaladamente
Infraestrutura regulamenta regras sanitárias para retomada do transporte coletivo intermunicipal em SC
Corupá

Corupá decreta estado de Calamidade Pública por conta do novo Coronavírus

A decisão foi tomada após a confirmação de mais de 60 casos positivos para a doença ao longo da última semana na cidade
Corupá decreta estado de Calamidade Pública por conta do novo Coronavírus
Saúde

Jaraguá confirma terceira morte por Covid-19

Vítima estava internada no hospital São José desde o dia 24 de maio.
Jaraguá confirma terceira morte por Covid-19
Saúde

Covid-19: Brasil tem 614.941 casos; total de mortes chega a 34.021

De acordo com o Ministério da Saúde, 254.963 pessoas foram recuperadas
Covid-19: Brasil tem 614.941 casos; total de mortes chega a 34.021
Ver mais de Saúde