Unimed
Saúde

Protocolo da língua presa de Jaraguá fica entre os premiados do Inova SUS

Foram inscritos 194 projetos no concurso. Desses, 94 seguiram para análise da equipe avaliadora e, posteriormente, foram selecionadas as iniciativas vencedoras. De odontologia, o projeto de Jaraguá do Sul foi o único selecionado.

30 Nov 2019 - 19h00Por Da Redação
Três foram presos durante a noite desta sexta-feira (27) - Crédito: Divulgação / Prefeitura de JaraguáTrês foram presos durante a noite desta sexta-feira (27) - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá

Protocolo adotado por Jaraguá do Sul para diagnóstico e tratamento da anquiloglossia, popularmente conhecida como língua presa, ficou entre as seis iniciativas reconhecidas no prêmio Inova SUS, na categoria Gestão Solidária. O protocolo foi desenvolvido pela equipe de dentistas do Centro de Especialidades Odontológicas do Município (CEO).

O Inova SUS avalia as boas práticas de gestão do trabalho em saúde realizadas em todo país. Foram inscritos 194 projetos no concurso. Desses, 94 seguiram para análise da equipe avaliadora e, posteriormente, foram selecionadas as iniciativas vencedoras. De odontologia, o projeto de Jaraguá do Sul foi o único selecionado. De 1º de janeiro de 2019 ao dia 29 de novembro, foram realizadas no município 68 cirurgias de correção do frênulo lingual alterado.

Segundo Cíntia Gargioni, supervisora técnica de saúde bucal, o Programa de Diagnóstico e Tratamento da Anquiloglossia trouxe avanços porque padronizou o atendimento de todos os profissionais, desde dentistas a médicos e fonoaudiólogos antecipando o encaminhamento para o tratamento adequado para os bebês e encontrando as melhores alternativas para as crianças. A especialista explica que a anquiloglossia (língua presa) impede que a língua se movimente de forma adequada para sugar, por exemplo, o que pode ocasionar dificuldade na amamentação e levar ao desmame precoce da criança. Também afeta as funções de falar, mastigar, deglutir e respirar.

Em 2018, o Município realizou um projeto piloto envolvendo 5.299 crianças em 31 centros municipais de educação infantil para diagnosticar casos de anquiloglossia. Na oportunidade, houve o encaminhamento de 118 crianças ao CEO para avaliação da necessidade de intervenção cirúrgica. Esse projeto, conforme Cíntia, deu início ao protocolo. “Assim, determinamos fluxos de atendimento e critérios de referência e contrarreferência no município”, complementa.

Para o secretário de Saúde, Alceu Moretti, iniciativas como a adotada pela equipe de odontologia especializada melhoram o atendimento aos pacientes do SUS. “Em um mês recebemos dois prêmios nacionalmente importantes, o de anquiloglossia e o protocolo de enfermagem, mostrando que inovar é essencial, buscar melhores soluções para o atendimento à população faz toda diferença. Parabéns à equipe”.


Diagnóstico precoce é importante 
Com a inclusão da obrigatoriedade da realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês, em todos os hospitais e maternidades, o Ministério da Saúde determinou também que o diagnóstico e o tratamento de anquiloglossia seja realizado o mais cedo possível. A “língua presa” impede que a língua se movimente adequadamente para realizar as funções de sugar, falar, mastigar, deglutir e respirar. Quando há o diagnóstico precoce nos bebês, é indicado um procedimento chamado frenotomia, que consiste em um corte/pique no frênulo, uma pequena membrana que fica embaixo da língua. Quando a alteração do frênulo é corrigida, a amamentação flui naturalmente, sem que ocorra interferências na saúde e no desenvolvimento do bebê.


Relatório de Procedimentos

*Período de 1/01/2019 até 29/11/2019
Frenectomia (cirurgia de correção do frênulo lingual alterado)
Total de Procedimentos Cirúrgicos: 68

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá confirma nova morte pela covid-19

Ao todo, já são 396 óbitos pela doença no município.
Jaraguá confirma nova morte pela covid-19
Saúde

Com 60% da população vacinada, mortes e casos de covid-19 caem 40%

São 96 milhões de brasileiros vacinados com, pelo menos, a 1ª dose
Com 60% da população vacinada, mortes e casos de covid-19 caem 40%
Saúde

Cuidar da saúde bucal é fundamental

Saiba como
Cuidar da saúde bucal é fundamental
Saúde

AstraZeneca e Coronavac: Agendados até dia 31 podem adiantar a 2ª dose em Jaraguá

O adiantamento não implica em contraindicação, pois obedece o intervalo mínimo necessário
AstraZeneca e Coronavac: Agendados até dia 31 podem adiantar a 2ª dose em Jaraguá
Ver mais de Saúde