Saúde
Projeto de saúde bucal incentiva crianças a escovar os dentes
A partir de maio de 2019 as crianças do bairro Santa Luzia que cumprirem com todos os requisitos durante o mês receberão um adesivo de dente no mês seguinte
A equipe do posto de saúde do bairro Santa Luzia implanta no mês de maio o projeto de saúde bucal “Escovar é melhor que arrancar”. Idealizada por toda a equipe do posto, a ação busca incentivar as crianças a cuidar bem da boca, escovando os dentes, a gengiva, a língua e passando fio dental, além de pedir para que um adulto veja se tudo ficou bem limpinho.
O projeto consiste na entrega do desenho de uma boca com 12 dentes, correspondentes aos 12 meses do ano. A partir de maio de 2019 as crianças do bairro Santa Luzia que cumprirem com todos os requisitos durante o mês receberão um adesivo de dente no mês seguinte. E assim até completar todos os dentinhos. Caso os requisitos sejam cumpridos de forma insuficiente, o adesivo é um dente amarelado. E caso não tenha cumprido naquele mês, não recebe adesivo. Ao fim do ano de 2019 as crianças com o desenho completado com dentinhos branquinhos vão receber uma premiação do posto, que ainda está sendo pensada pela equipe.
A faixa etária atingida pelo projeto é de quatro a nove anos. Estima-se que a região abrangida pelo posto tenha cerca de 200 crianças com essa faixa etária. Em reunião com o secretário de Saúde Alceu Moretti, diretores e gerentes, as profissionais do posto Daniela Böll (enfermeira), Fabiane Schreiner (dentista) e Liane Maria Kreuz (agente comunitária) apresentaram o projeto e explicaram que a ideia surgiu depois de notar que, durante a visita da agente comunitária nas residências, as crianças também queriam a atenção da profissional, que acabava dando orientações de saúde apenas aos adultos. A partir daí, em reuniões com toda a equipe, surgiu o projeto “Escovar é melhor que arrancar”, que envolve a criança e os adultos da casa. A reunião aconteceu na sexta-feira, dia 26, na sala do secretário de Saúde.
Além do desenho da boca, a família recebe uma tabela que deve ser preenchida diariamente. As perguntas a serem respondidas são: “escovei os dentes, a língua e a gengiva após o café da manhã?”, “após o almoço?”, “antes de dormir?”, “passei o fio dental pelo menos uma vez no dia?”, “pedi para um adulto conferir se estava bem limpo?”. Se a pontuação atingir um bom índice, a criança recebe um adesivo para colar no desenho da boca. A diretora de Saúde, Níura Demarchi dos Santos, adianta que o projeto no Santa Luzia será piloto e que poderá ser implantado em outras unidades de saúde de Jaraguá do Sul.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!