dengue 2
Saúde

Programa Mais Médicos não será renovado em Santa Catarina

Ministério da Saúde fala em novo modelo de programa de atenção à saúde básica

17 Jun 2019 - 13h22Por Sérgio Luiz

A confirmação do encerramento do Programa Mais Médicos e o anúncio da estruturação de um novo modelo de atendimento à saúde básica foram as informações transmitidas em reunião do Ministério da Saúde com prefeitos, secretários de saúde e parlamentares catarinenses, na quarta-feira (12/6), em Brasília. Participaram os prefeitos membros da Câmara Setorial de Saúde da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e Fórum Parlamentar Catarinense.

Editais publicados em maio, anunciaram somente a inscrição de médicos em sete municípios catarinenses, sem a validação de novos contratos. Em SC, o Programa Mais Médicos abrange 571 vagas para profissionais médicos em 214 municípios. Mais de 130 vagas estão desocupadas (número dinâmico que cresce todos os dias) e sem previsão de serem reestabelecidas. Estima-se que, até o fim do ano, cerca de 400 vagas serão desocupadas e haverá o esvaziamento total do Programa na medida que os contratos vão se encerrando.

A proposta da representação catarinense reivindicou a imediata prorrogação dos mais de 400 contratos em vigência. Segundo a prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, o Ministério disse que analisará o pedido dos municípios catarinenses, mas informou que um novo programa de atenção à saúde básica deverá substituir o Mais Médicos, ainda sem critérios definidos e data para início de operação.

A preocupação com o Programa Mais Médicos fez a FECAM mobilizar a pauta em âmbito nacional. A Federação produziu estatísticas sobre os impactos com a extinção do programa no Estado e demonstrou que a retirada total das vagas pode ultrapassar os R$ 120 milhões ao ano de prejuízo aos municípios. Os dados levantados pela FECAM foram usados como base no processo do Ministério Público Federal (MPF/SC), que ingressou com Ação Civil Pública para que a União atenda todos os municípios brasileiros com preenchimento de vagas no Programa Mais Médicos.

Já em curso, o secretário adjunto reforçou o recente anúncio do Programa Saúde na Hora, que atende unidades de saúde de maior porte que devem atender em horário estendido e que se beneficiarão de maior volume de repasse de recursos. Também falou da prioridade em informatizar as unidades de saúde para que informações precisas e em cumprimento de prazos cheguem a coordenação nacional, o que fará o Governo.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Ver mais de Saúde