Unimed
Saúde

Primeiro paciente de Santa Catarina é transferido para o Espírito Santo

Homem estava na UPA de Chapecó em ventilação mecânica invasiva

03 Mar 2021 - 12h43Por Janici Demetrio
Primeiro paciente de Santa Catarina é transferido para o Espírito Santo - Crédito: Corpo de Bombeiros Militar de  Santa Catarina Crédito: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Um homem de 34 anos, que estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Chapecó em ventilação mecânica invasiva (intubação), foi o primeiro paciente com covid-19, transferido de Santa Catarina para o Espirito Santo. O transporte iniciou por volta das 11 horas desta quarta-feira (3) e foi realizado pelo Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e pelo SAMU com a Aeronave Arcanjo-02.

“Trata-se de uma operação bastante delicada, visto o quadro sensível do paciente. Ele será assistido durante todo o voo”, afirmou o superintendente de Urgência e Emergência da SES, Diogo Bahia Losso, que coordena os trabalhos.

A operação teve início às 8 horas, com a saída da aeronave Arcanjo-02 de Florianópolis para Chapecó. A aeronave partiu de Chapecó e tem pouso estimado em Vitória às 15h. O paciente será encaminhado ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra (ES), região da Grande Vitória.

Pacientes com covid-19 de SC serão transferidos para o Espírito Santo

A Secretaria mantém o trabalho de avaliação e triagem de pacientes, preferencialmente para os que aguardar transferência para UTI e estão no Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina. Em função do estado de saúde dos pacientes, serão transportados individualmente, dois por dia, na aeronave Arcanjo-02 e em avião de empresa particular que presta serviços ao Estado.

A Secretaria do Estado de Saúde do Espírito Santo confirmou a oferta de até 16 leitos de UTI Covid-19 na rede hospitalar da Região Metropolitana de Vitória. O movimento foi acertado após articulação do secretário André Motta Ribeiro com o Governo capixaba por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Mais de 3,7 mil pessoas devem tomar a segunda dose contra covid nesta semana em Jaraguá

O retorno para completar a imunização fica agendado no momento em que a pessoa recebe a primeira dose
Mais de 3,7 mil pessoas devem tomar a segunda dose contra covid nesta semana em Jaraguá
Saúde

Mulher de 31 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá

Vítima não tinha comorbidades, segundo a Secretaria de Saúde
Mulher de 31 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá
Saúde

Guaramirim terá aplicação da segunda dose contra a covid-19 no sábado (24)

Será preciso apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação para que a imunização seja devidamente registrada
Guaramirim terá aplicação da segunda dose contra a covid-19 no sábado (24)
Saúde

Hospital Santo Antônio passa por obras de melhorias

Hospital Santo Antônio passa por obras de melhorias
Ver mais de Saúde