dengue
Pomerode

Prefeitura de Pomerode proíbe compra de refrigerantes, biscoito recheado e salgadinhos

Meta é reduzir pelo menos 50% de açúcar nas aquisições feitas por cada pasta da administração municipal

18 Jan 2019 - 11h00Por NCS TV

O prefeito de Pomerode, no Vale do Itajaí, proibiu as secretarias do município de comprarem bolachas recheadas, salgadinhos, frituras, sucos industrializados e refrigerantes, entre outros itens ultraprocessados. A meta para este ano é diminuir em pelo menos 50% o consumo de açúcar. Atualmente, a população da cidade tem indíce de sobrepeso acima da média nacional.

A proibição consta de decreto que começou a valer em 1º de janeiro deste ano. Da lista de produtos banidos das repartições do município constam ainda adoçantes sintéticos, pipoca de micro-ondas, margarinas, e salgados e doces fritos ou feitos com massas folheadas.

"Nossos nutricionistas fazem um trabalho maravilhoso já nas escolas e nas áreas da saúde e chegaram para nós dizendo que nós falávamos uma coisa e fazíamos outra. Temos esse decreto que reduz este ano 50% o consumo de açúcar nas dependências públicas e a partir do ano que vem, nada de açúcar", disse o prefeito Ércio Kriek.

Uma pesquisa da Universidade Regional de Blumenau (Furb) diz que 67% dos adultos que vivem na cidade estão com sobrepeso, sendo que a média nacional é de 54%. E entre as crianças o índice também vem crescendo. Atualmente, 35% delas estão acima do peso. Há cinco anos, o percentual era 32%.

"Nós temos alimentos que a gente considera ultraprocessados porque na indústria passam por um processamento muito alto. E a quantidade de açúcar e gordura também, até o sal, é muito grande em determinados alimentos. As consequências a gente já vê: aumento das doenças crônicas, hipertensão, diabetes tipo 2, obesidade que vem crescendo cada vez mais. A gente precisa estagnar isso, precisa parar essa subida", disse o nutricionista Geliandro Ribeiro.

A prefeitura ainda está fazendo um levantamento de quanto açúcar consumia e qual vai ser a economia com o decreto. O prefeito adianta que o impacto financeiro não vai ser tão significativo, mas que a ideia é mudar alguns hábitos da população.

Fonte: NSC TV


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Ver mais de Saúde