Unimed
Saúde

Prefeitura de Jaraguá orienta empregadores no reforço de prevenção ao Covid-19

Vale salientar que a adaptação ao chamado “novo normal” exige o cumprimento das normas estabelecidas

14 Jul 2020 - 13h46Por Da Redação
Prefeitura de Jaraguá orienta empregadores no reforço de prevenção ao Covid-19 - Crédito: Unsplash / Ilustrativa Crédito: Unsplash / Ilustrativa

Em um momento crucial de enfrentamento à pandemia do coronavírus, seguir as normas sanitárias de convivência segura no ambiente de trabalho é essencial para manter a imunidade e, consequentemente, as atividades produtivas. Para contribuir nesse processo gradativo de retomada da economia, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, reforça sobre as medidas indispensáveis que devem ser repassadas junto aos colaboradores.
 
Vale salientar que a adaptação ao chamado “novo normal” exige o cumprimento das normas estabelecidas, como distanciamento físico, etiqueta de higiene, uso obrigatório e correto de máscara, fatores que podem ser determinantes para recuperar as perdas do período e alavancar os negócios.
 
As orientações para um convívio saudável nas empresas constam na “Cartilha Boas Práticas de Convivência Covid-19”, lançado em maio pela administração municipal, com base em estudos científicos apresentados pelo Ministério da Saúde e dicas de profissionais da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul.
 
O que fazer em caso positivo
 
A gerente de Vigilância Epidemiológica, Fabiane da Silva Ananias, orienta que "caso haja resultado de resultado positivo para um funcionário, este deve ser afastado, mas não é necessário  fechar o estabelecimento, nem afastar os outros funcionários". A orientação é  monitorar o ambiente de trabalho, "para ficarem atentos aos sintomas, como febre, dor de cabeça, coriza, dor de garganta e alteração de paladar, que podem ser de outras doenças, mas também da covid-19", alerta. "Caso algum desses funcionários tenha um desses sintomas, deve pedir para entrar em contato com o 0800-6438089, para ser avaliado pelo Serviço de Telemedicina", complementa.
 
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Neivor Bussolaro, destaca a importância de intervenções sustentáveis de prevenção: “Alertando para sempre manter os devidos cuidados, mas também passar orientações de como agir em caso de contágio de algum colaborador, seguindo as medidas, tomando as providências necessárias e assim, manter nossas atividades em funcionamento. Preocupados com a saúde e também com a retomada econômica, precisamos conciliar trabalho e prevenção.” 
 
Trabalhando com segurança
 
Ser cuidadoso consigo mesmo e com os colegas é uma atitude responsável e obrigatória em tempos de coronavírus. Para relembrar as dicas da Cartilha de Boas Práticas Covid-19, basta acessar e baixar no https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/downloads.php?id=22942.

Matérias Relacionadas

Saúde

Mulher de 21 anos morre vítima de covid em Jaraguá

Foram quatro mortes nas últimas 48 horas no município
Mulher de 21 anos morre vítima de covid em Jaraguá
Saúde

AstraZeneca: Gestantes e puérperas podem tomar D2 de outro imunizante

A preferência é que seja com a Pfizer. Na ausência da vacina deste fabricante, a Coronavac (Sinovac/Butantan) também poderá ser usada como segunda dose
AstraZeneca: Gestantes e puérperas podem tomar D2 de outro imunizante
Saúde

Jaraguá suspende vacinação contra a covid por falta de doses

Assim que receber novas doses município retomará a vacinação para primeira dose. A aplicação da segunda dose segue normalmente
Jaraguá suspende vacinação contra a covid por falta de doses
Saúde

Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC

As regiões da Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e Nordeste permaneceram classificadas com o nível máximo de atenção
Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC
Ver mais de Saúde