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Saúde

Postos de saúde devem zerar fila de consultas agendadas até final do mês

"Todas as consultas que haviam sido agendadas no antigo sistema de atendimento serão feitas"

19 Mar 2019 - 13h12Por PMJS

Membros da comissão de instalação de protocolos da Secretaria de Saúde, o secretário de Saúde, Alceu Moretti, a diretora Níura Demarchi dos Santos, a gerente de Atenção Básica, Silvia Curty, e o gerente de Comunicação Rogério Tallini, estiveram reunidos na sexta-feira (15), na Secretaria de Saúde, para apresentar o atual estágio da implantação do Protocolo de Enfermagem nas unidades básicas de saúde. A gerente de Atenção Básica, Silvia Curty, adiantou que até o fim de março todas as consultas que haviam sido agendadas no antigo sistema de atendimento serão feitas. Com isso, a demanda reprimida deixará de existir. 

A partir de abril, todos os 26 postos de saúde de Jaraguá do Sul estarão atendendo os pacientes por demanda espontânea, considerando também que haverá agendamentos para os atendimentos não urgentes. Com isso, o paciente poderá chegar às 8 horas ou às 14 horas e terá a escuta qualificada garantida. Não é mais necessário chegar cedo ao posto. No caso de necessidade de ser atendido no mesmo dia, será atendido. Nos casos em que o protocolo de enfermagem classificar o paciente como não urgente, o atendimento poderá ser agendado para um ou dois dias mais tarde, ou ainda, acontecer no mesmo dia, dependendo da procura por atendimento daquele dia.  

De acordo com o enfermeiro e presidente da comissão, Luis Oreano, a implantação se deu de uma forma mais tranquila do que o esperado. “Temíamos ter mais problemas na implantação do protocolo do que tivemos. Atualmente, nos postos onde esse novo sistema de atendimento já acontece, todos os profissionais envolvidos - tanto recepcionistas, técnicos, enfermeiros e médicos, quanto os pacientes - já sentem os benefícios da humanização e resolutividade nos atendimentos.    

O protocolo de enfermagem garante, na prática, que alguns tipos de tratamento sejam prescritos diretamente pelo profissional enfermeiro, sem precisar passar, necessariamente, pelo médico. É também o enfermeiro que faz a escuta qualificada, em conjunto com os técnicos de enfermagem, classificando a urgência em que esse paciente precisa ser atendido.

“Com a implantação do protocolo, temos uma maior humanização no atendimento, pois, por exemplo, aquele paciente que chega na unidade de saúde com a diabetes descompensada será atendido antes do paciente diabético estabilizado que vem solicitar um exame de rotina. O atendimento não acontece mais por ordem de agendamento de consulta, em sua maioria, e sim pela análise da necessidade daquele paciente naquele momento”, explicou Oreano.

O secretário de Saúde, Alceu Moretti, e a diretora Níura dos Santos comemoraram o sucesso da implantação do novo sistema de atendimento aos pacientes, enfatizando a importância da equipe de profissionais da Saúde terem acreditado nessa implantação e lutarem por ela. Eles adiantaram que irão divulgar massivamente à população sobre esse sistema implantado, incluindo materiais visuais nos postos de saúde para explicar o fluxo de atendimento. O material de divulgação está sendo estudado entre a Secretaria de Saúde e a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Jaraguá.


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