Campanha Aniversário 146 Anos Jaraguá do Sul
Valeio Gorges
Saúde

Plano de ação do governo prevê seis novos leitos de UTI pediátrica no Hospital Jaraguá

Proposta foi apresentada durante audiência  pública proposta pelo deputado Dr. Vicente que discutiu ações para a superlotação

22 Jun 2022 - 18h45Por Janici Demetrio
Plano de ação do governo prevê seis novos leitos de UTI pediátrica no Hospital Jaraguá - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Hospital Jaraguá está na lista  das unidades que vão receber incremento de UTI pediátrica: seis novos leitos estão previstos para o próximo período. A medida consta no plano de ação do governo do Estado detalhado na terça-feira (21) durante audiência pública  proposta pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) para tratrar de ações diante da falta de leitos de UTIs para recém-nascidos e crianças em Santa Catarina.

Valério Gorges, 40 anos de Rádio Jaraguá

 Ao todo, a Secretaria de Estado da Saúde quer abrir 82 novos leitos para enfrentar a sobrecarga do sistema de saúde, resultado do aumento de 40% dos casos de síndromes respiratórias agudas em crianças e do aumento de bebês nascidos  de forma prematura, explicou o  superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário. De acordo com ele, a pandemia gerou mais dificuldades para a realização de exames pré-natais e para a identificação de gestantes de alto risco. Outro fator é a baixa adesão às campanhas de vacinação contra o vírus da gripe e da Covid-19.

 Durante a audiência, o Dr. Vicente reconheceu o esforço da Secretária de Saúde  e o empenho do secretário da pasta,  Aldo Baptista Neto, em dar uma resposta objetiva e transparente à sociedade . Ele cobrou urgência no processo de abertura de novos leitos de UTI e defendeu a sugestão apresentada pelo presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina, Simesc,  Cyro Soncini, para que representantes de entidades médicas componham o Comitê de Crise instituído pelo governo estadual. Também apontou para necessidade urgente da contratação de médicos pediatras.

 “Algumas ações feitas inicialmente pela Secretaria de Estado da Saúde já amenizam a situação, como a abertura imediata de 20 leitos nos últimos dias e o apoio financeiro para prefeituras contratarem pediatras. Mas a situação segue gravíssima, as UTIs estão praticamente lotadas em todo o estado. O governo do Estado apresentou seu plano de ação para atacar a questão e as entidades apresentaram várias contribuições importantíssimas. É preciso ações imediatas para aumentar o número de leitos de forma urgente,  mas também ações de médio e longo prazo para que esse tipo de situação não se repita no próximo inverno. Isso significa fortalecer o sistema primário de atendimento da saúde  nos municípios. ”, afirmou.

 A meta da Secretaria de Estado da Saúde  é manter os novos leitos que serão abertos em hospitais públicos, filantrópicos e municipais até o final do ano.  A contratação de mais pediatras também será foco de ação, com repasse de recursos do Estado  aos municípios para  ajudar na contratação desses  profissionais médicos  para trabalharem nas Unidades Básicas de Saúde.

 Nova referência para número de leitos de UTI pediátrica

Dr. Vicente também referendou a proposta defendida pelo presidente da Associação Catarinense de Medicina,  Ademar José de Oliveira Paes Junior,  para que o  governo catarinense deixe de usar a referência do Ministério da Saúde de 2 leitos de UTI neonatal  para cada mil nascidos vivos e adote a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, que estabelece 4 leitos de UTI. “O Rio Grande do Sul e o Paraná, estados que também têm inverno rigoroso, já seguem esse parâmetro. Nosso estado deve ter isso como meta e garantir leitos em todas as regiões, algo que hoje não há."

 

Educação financeira

Matérias Relacionadas

Saúde

Anvisa mantém proibição da venda de cigarros eletrônicos

Produtos são vendidos ilegalmente no país
Anvisa mantém proibição da venda de cigarros eletrônicos
Saúde

Prefeitura de Jaraguá reativa Sala de Situação por causa do mosquito da dengue

O objetivo é reunir informações, elaborar estratégias e visualizar possíveis soluções em relação ao avanço no número de focos e casos de dengue no município
Prefeitura de Jaraguá reativa Sala de Situação por causa do mosquito da dengue
Saúde

Brasil tem 106 casos de varíola dos macacos confirmados

Maioria dos casos foi registrada em São Paulo
Brasil tem 106 casos de varíola dos macacos confirmados
Saúde

Hospital Santo Antônio tem mutirão de endoscopias e colonoscopias

Previsão é de mais 120 exames a serem realizados nos próximos dez dias
Hospital Santo Antônio tem mutirão de endoscopias e colonoscopias
Ver mais de Saúde