dengue 2
Saúde

Pesquisadoras brasileiras criam pomada natural que cura feridas de diabéticos

A planta pode ser encontrada ao longo da restinga do litoral brasileiro e elas viram que seu óleo poderia ser aplicado diretamente nos ferimentos

15 Fev 2020 - 06h00Por Da Redação

Uma descoberta de pesquisadoras brasileiras está ajudando a curar ferimentos de diabéticos. Trata-se de uma pomada natural, que apresenta resultados em uma semana.

As orientadoras Thais Casagrande e Leila Maranho, com a aluna de mestrado Jéssica Martim, da Universidade Positivo, no Paraná, usaram a Cordia verbenacea – conhecida como erva baleeira, ou maria-milagrosa – porque o avô diabético de Jéssica fazia um chá com as folhas para ajudar na cicatrização.

Foi assim que criaram uma pomada feita com óleo da erva baleeira para curar ferimentos de diabéticos. A enfermidade é a principal causa de amputações de membros em todo o mundo.

A planta pode ser encontrada ao longo da restinga do litoral brasileiro e elas viram que seu óleo poderia ser aplicado diretamente nos ferimentos, em forma de pomada.

Melhora em 8 dias 

Para testar a descoberta, as pesquisadoras utilizaram ratos de laboratório, que tiveram diabetes induzido. As cientistas fizeram pequenos machucados nos roedores e os dividiram em dois grupos: um que utilizaria a pomada e outro que não usaria tratamento algum.

As cobaias foram observadas durante 18 meses de estudo, e os resultados surpreenderam: os animais tratados com a pomada apresentaram melhora na lesão apenas com oito dias de tratamento. Após 15 dias, a ferida já tinha fechado quase que totalmente.

“A cicatrização fica linda. Sem quaisquer problemas”, diz Leila Maranho.

As cientistas afirmam que a pomada não causa dor, ardência ou formigamento, nem tem cheiro forte.

“Importante ressaltar que o trabalho foi aprovado previamente pelo Comitê de Ética em Uso de Animais em Pesquisa da Universidade Positivo e seguiu as recomendações do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA), para garantir toda cautela e cuidados éticos com os animais”, disse Thais, em nota à imprensa.

Comercialização

O próximo passo das pesquisadoras é patentear o medicamento e tentar que alguma empresa farmacêutica se interesse em comercializá-lo.

“A pomada vai ser boa não só para quem tem diabetes. Ela pode ser usada em qualquer pessoa, sem qualquer restrição”, ressalta Jéssica.

A aluna de mestrado também acrescenta que o produto poderia ser mais barato em relação aos que existem no mercado atualmente e afirma que preservar a erva baleeira é essencial.

“As pessoas devem cultivar mais essa planta para preservar a espécie”, recomenda.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Ver mais de Saúde