feirão de empregos
Saúde

Pesquisa CFF: um em cada cinco brasileiros pode ter diabetes

Realizado com o apoio da SBD, estudo constatou prevalência de 18,4% de glicemia elevada na população

02 Mai 2019 - 07h55Por Guia da Farmácia

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) divulgou no dia 24 do mês passando, durante a 481ª Reunião Plenária, em Brasília, os resultados do Rastreamento de Casos Suspeitos de Diabetes Mellitus: Novembro Diabetes Azul 2018. Realizado no final entre 14 de novembro e 12 de dezembro do ano passado pelo CFF, com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o estudo demonstrou uma prevalência de 18,4% de glicemia elevada na população pesquisada, composta por 17.580 pessoas de todas as regiões do País. Isso significa que um em cada cinco brasileiros sem diagnóstico prévio pode ter diabetes mellitus.

Além de realizarem o teste de glicemia capilar, todos os participantes tiveram a circunferência abdominal, peso e altura medidos, além de serem submetidos à avaliação de risco de desenvolvimento do diabetes por meio do Finnish Diabetes Risk Score – FINDRISC. Os resultados do teste apontaram que 22,6% dos brasileiros sem diagnóstico prévio de diabetes mellitus apresenta risco alto (um brasileiro em cada três) ou muito alto (um brasileiro em cada dois) de desenvolver a doença nos próximos dez anos. Os fatores de risco mais presentes foram o sedentarismo (68%), a não ingestão de verduras e frutas todos os dias (43%) e o histórico familiar (37%).

Participaram do Estudo, cerca de mil farmacêuticos de farmácias públicas e privadas, em 345 municípios. A maioria dos pacientes foi atendida em farmácias privadas (77,84%). Prevaleceram na amostra o público feminino (60%) e pessoas com menos de 45 anos (48%). A maior parcela da população pesquisada possuía 11 anos ou mais de estudo. Apenas 4,6% dos participantes não eram alfabetizadas.

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, agradeceu os voluntários que participaram da campanha e destacou a importância dos resultados para a saúde pública. “Com base nas estatísticas apuradas, temos subsídios para ações efetivas voltadas à prevenção e ao controle do diabetes mellitus no país. Nossos próximos passos serão apresentar esses dados aos diferentes gestores de saúde no País, para que essas informações levantadas se revertam em medidas que possam de fato beneficiar a população”, destacou.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Entre 50 a 80 pessoas procuram diariamente o Centro de Atendimento Dengue em Jaraguá do Sul

Atendendo na rua Padre Alberto Romuald Jakobs, 222, bairro Nova Brasília
Entre 50 a 80 pessoas procuram diariamente o Centro de Atendimento Dengue em Jaraguá do Sul
Saúde

Dez Unidades de Saúde de Jaraguá do Sul estão abertas para atendimento

As UBSs são referência para pacientes de outras unidades que no momento estão fechadas devido às férias coletivas na Prefeitura
Dez Unidades de Saúde de Jaraguá do Sul estão abertas para atendimento
Saúde

Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul segue em atividade na Vila Lenzi

Até agora a movimentação tem sido tranquila no espaço, mas a expectativa é de que a partir do início de janeiro aumente a procura por atendimento no local.
Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul segue em atividade na Vila Lenzi
Saúde

Postos de Saúde de Jaraguá do Sul atendem até as 16h30 nesta segunda-feira (23)

Na terça e quarta-feira (dias 24 e 25, respectivamente), as UBSs estarão fechadas
Postos de Saúde de Jaraguá do Sul atendem até as 16h30 nesta segunda-feira (23)
Ver mais de Saúde