dengue 2
Saúde

Perfil epidemiológico atualizado dos casos confirmados de coronavírus

Dos 58 pacientes positivados até quinta-feira, 12 necessitaram de internação. Ocorreram dois óbitos e, no momento, existe uma pessoa internada na UTI. Há ainda 18 recuperados e 36 em isolamento domiciliar

15 Mai 2020 - 13h56Por Da Redação

A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Jaraguá do Sul atualizou nessa quinta-feira (14) o perfil epidemiológico dos 58 casos confirmados de covid-19 no município. A análise epidemiológica separa os casos positivos por faixa etária, por sexo, comorbidade, necessidade de internação e também por presença ou não de sintomas. Dos 58 casos positivos (até o dia 14 de maio), 25 são homens e 33 são mulheres. O perfil mudou, antes a maioria dos casos positivos era de homens. Agora são 57% de mulheres e 25% de homens. O último perfil apontava 52% de homens e 48% de mulheres.

Já a faixa etária com maior número de contaminados não mudou. Envolve pessoas de 30 a 39 anos (20 pessoas). Seguida das pessoas com 40 a 49 anos (8) e 50 a 59 anos (7). Os que apresentavam comorbidade, isto é, tinham problemas de saúde como hipertensão, diabetes, obesidade ou outras condições, totalizam 18 pessoas, ou 31% do total.

Além disso, dos casos confirmados, 23 pessoas foram assintomáticas (40%).  O perfil anterior mostrava 30% de assintomáticos. Isto é, não apresentavam sintomas gripais, mas foi confirmado covid-19 através de exames laboratoriais.
 
Dos 58 positivados, 12 necessitaram de internação, ou 21%. O percentual anterior era de 30% de necessidade de internação. Não precisaram de internação até o momento 46 pessoas. Aconteceram dois óbitos e, no momento, existe uma pessoa internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Há ainda 18 recuperados e 36 em isolamento domiciliar. 
 
O supervisor de Vigilância Epidemiológica, Geovani Carvalho Lombardi, explica que a falta de informações históricas da doença e de uma vacina eficaz contra o vírus reforçam a necessidade da população seguir as orientações das autoridades de saúde. “Para esta doença, o melhor remédio é a prevenção”, pondera. Constam, entre as orientações, o isolamento e distanciamento social, o uso de máscaras de proteção, lavagem frequente das mãos com água e sabão, além do uso do álcool gel 70%.
 
Segundo o secretário de Saúde, Alceu Moretti, medidas de prevenção evitarão o colapso no sistema de saúde e mortes por causa da infecção. Desta forma, a curva da doença não se elevará tão abruptamente, permitindo atendimento adequado a todos os que adoecerem por causa do vírus, que tem facilidade de propagação e pode levar à morte. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Saúde

Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá

Alguns sinais e sintomas podem estar presentes em mais de uma doença. Saber identificá-los, é importante e fará a diferença na hora de buscar atendimento de forma rápida e sem transtornos
Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá
Saúde

Campanha "Dia Imperdível Unimed" oferece oportunidade única para adquirir plano de saúde em SC

A Unimed em Santa Catarina tem sido uma presença confiável na área da saúde do estado, com uma extensa rede de serviços que inclui mais de 180 hospitais credenciados, 1.650 clínicas e mais de 400 laboratórios
Campanha "Dia Imperdível Unimed" oferece oportunidade única para adquirir plano de saúde em  SC
Ver mais de Saúde