Unimed
Saúde

Pama fica aberto no fim de semana para atender pacientes com sintomas de gripe

A informação é do secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, esclarecendo que a UBS da Barra do Rio Cerro não abrirá devido à baixa demanda, que também vem sendo registrada

17 Abr 2020 - 13h11Por Da Redação
Pama fica aberto no fim de semana para atender pacientes com sintomas de gripe - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

O Pama do Czerniewicz funcionará em plantão neste fim de semana (18 e 19), das 6h30 às 22 horas, para atendimento de adultos e crianças com sintomas gripais. A informação é do secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, esclarecendo que a UBS da Barra do Rio Cerro não abrirá devido à baixa demanda, que também vem sendo registrada no Pama, onde a média de atendimento tem sido de 40 pacientes por dia. “Considerando que atende das 6h30 as 22 horas, está bem tranquilo”, avalia o secretário, acrescentando que outras unidades serão abertas caso seja necessário.

Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800)
Além do plantão no Pama, a população jaraguaense também pode dispor da Central de Orientação sobre o Coronavírus de Jaraguá do Sul, ligando para o telefone 0800 643-8089. Funciona diariamente, inclusive nos fins de semana, das 7h30 às 18 horas. Este serviço é exclusivo para tirar dúvidas ou fazer atendimento relacionado à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). As pessoas devem usar sempre esse telefone antes de procurar algum serviço de saúde, especialmente se tiver com sintomas gripais. O objetivo é contribuir para que as pessoas não saiam de casa desnecessariamente.

Teleatendimento médico
A equipe da Central de Orientação sobre Coronavírus também faz uma triagem dos casos de pessoas que suspeitam estarem com os sintomas da Covid-19. Por telefone, estes munícipes são encaminhados para uma equipe de cinco médicos do Centro Vida que fazem uma tele consulta: quatro clínicos gerais e um pediatra. É uma dinâmica que permite, de acordo com as impressões passadas pelos pacientes, separar sintomas mais leves, que são encaminhados para os postos de saúde, dos mais graves, os quais a recomendação é procurar um dos hospitais. “O Teleatendimento também permite o envio receitas e atestados via WhatsApp para quem tiver necessidade.

Serviço
- Todas as unidades básicas de saúde funcionam das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.
- O Pama do Czerniewicz funciona das 6h30 às 22 horas, inclusive sábados e domingos.
- O 0800 643-8089 (Central de Orientação, inclusive com tele consultas) funciona de segunda-feira a domingo, das 7h30 às 18 horas.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá confirma nova morte pela covid-19

Ao todo, já são 396 óbitos pela doença no município.
Jaraguá confirma nova morte pela covid-19
Saúde

Com 60% da população vacinada, mortes e casos de covid-19 caem 40%

São 96 milhões de brasileiros vacinados com, pelo menos, a 1ª dose
Com 60% da população vacinada, mortes e casos de covid-19 caem 40%
Saúde

Cuidar da saúde bucal é fundamental

Saiba como
Cuidar da saúde bucal é fundamental
Saúde

AstraZeneca e Coronavac: Agendados até dia 31 podem adiantar a 2ª dose em Jaraguá

O adiantamento não implica em contraindicação, pois obedece o intervalo mínimo necessário
AstraZeneca e Coronavac: Agendados até dia 31 podem adiantar a 2ª dose em Jaraguá
Ver mais de Saúde