Saúde

PAMA, 0800 e UAPS têm plantões de fim de semana para atendimento de covid-19

O Pama é, pelo quarto fim de semana consecutivo, o equipamento público municipal exclusivo destinado para acolhimento, triagem, atendimento médico e testagem para covid-19 em pacientes

18 Set 2020 - 13h32Por Da Redação

A Secretaria de Saúde mantém plantões de atendimento para casos de síndromes gripais e covid-19 aos sábados  e domingos no Pama do bairro Czerniewicz e na Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089). Outra possibilidade é procurar pela Unidade de Apoio ao Pronto-Socorro (UAPS) do Hospital São José. Desde 10 de setembro a unidade mantém plantão sete dias por semana, das 7 às 19 horas, para casos desta natureza. Cabe ao Pronto-Socorro da unidade hospitalar a triagem que encaminha os casos mais leves de suspeita de covid ao UAPS. A testagem Covid ocorre por meio do swab nasal, que utiliza uma haste flexível, mediante indicação ou prescrição médica. Os exames que demoram cerca de uma hora para ficarem prontos.

O Pama é, pelo quarto fim de semana consecutivo, o equipamento público municipal exclusivo destinado para acolhimento, triagem, atendimento médico e testagem para covid-19 em pacientes. A instituição funciona sete dias por semana, das 6h30 às 22 horas. Neste sábado e domingo (20 e 21), no entanto, terá o horário reduzido para rotina de dedetização. No sábado (20) a instituição fecha as portas às 18 horas e no domingo (21) a abertura está prevista para as 7h30 e não às 6h30 como habitualmente. Outra forma de acessar um órgão público no fim de semana é por meio da Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089), que atende de domingo a segunda, das 7h30 às 18 horas.

A centralização do plantão de atendimento para casos desta natureza aos fins de semana ocorreu pela baixa procura nas demais unidades de saúde dos bairros que também ficavam abertas nos sábados e domingos anteriores. A baixa demanda levou a secretaria a encerrando as atividades em quatro postos de saúde: Ilha da Figueira, Nereu Ramos, Barra do Rio Cerro e Caic. Anteriormente, os plantões no posto de saúde do João Pessoa já haviam sido suspensos.

De acordo com o secretário de Saúde, Alceu Moretti, continuam válidos os cuidados para evitar a contaminação uma vez que os números voltaram a apresentar uma elevação no período de 6 a 12 de setembro, depois de cinco semanas consecutivas em queda. O Painel Covid registra oficialmente 155 novos casos para o período; na semana anterior, foram 121. A semana de 13 a 19 de setembro ainda não fechou, mas apresentava até ontem (17) 106 novos casos, com indicativo de fechar bem próxima da anterior, caso a tendência seja mantida.

Os atendimentos nas unidades de saúde por semana epidemiológica também apresentaram elevação, depois de cinco semanas em queda. Os 438 registros de 30/8 a 5/9 passaram a 528 no período de 6 a 12/9. Os 355 atendimentos registrados nas unidades de saúde até ontem (17) devem, se a tendência for mantida, apresentar uma redução para esta semana, que fecha no dia 19.

“Mesmo assim, é muito importante a manutenção dos cuidados. Há uma participação muito efetiva da comunidade, as pessoas entenderam a necessidade do uso de máscaras, de lavar as mãos com frequência, do distanciamento social, dos cuidados com roupas e utensílios ao retornar para casa e do olhar especial sobre os idosos e pessoas com comorbidades. Assim, certamente, permaneceremos com menos registros da doença na cidade, mas dependemos muito da participação de todos”, explica.

Os cuidados básicos, além de todas as outras práticas de segurança estão previstas na Cartilha de Boas Maneiras de Convivência Covid-19, elaborada pelo Comitê  Gestor sobre a pandemia Covid19.

Serviço
Pama 
Atendimento exclusivo de suspeita de covid e síndrome gripal
Abre, inclusive, aos sábados e domingos, das 6h30 às 22 horas; 
Neste sábado e domingo (20 e 21), no entanto, terá o horário reduzido para rotina de dedetização. No sábado (20) a instituição fecha as portas às 18 horas e no domingo (21) a abertura está prevista para as 7h30;
Rua Jorge Czerniewicz, 800 - Bairro: Czerniewicz;
Telefones: 2106-8350, 2106-8353 e 2106-8352.

Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089)
Atente de domingo a segunda, das 7h30 às 18 horas;
Estará em funcionamento inclusive no feriado de 7 de setembro.

Unidade de Apoio ao Pronto Socorro (UAPS) do Hospital São José
Atende sete dias por semana, das 7 às 19 horas.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Saúde