Unimed
Saúde

Painel Covid registra aumento de casos e reforça medidas de prevenção

Outro sinal de alerta é a majoração nos atendimentos semanais nas unidades de saúde, que passou de 288 de 27 de setembro a 3 de outubro para 382 de 4 a 10 de outubro

15 Out 2020 - 13h31Por Da Redação
Painel Covid registra aumento de casos e reforça medidas de prevenção - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

painel Convid registrou ontem (14) 45 novos casos de Coronavírus em Jaraguá do Sul. Este número só foi maior em 25 de agosto, quando foram 46 os infectados. Neste período, o número oficial de contaminados, que era de 2.483 passou para 3.489, um aumento de mais de 40% em cerca de 50 dias. Os óbitos, que somavam 27, passaram a 43, o que representa quase 60% a mais para o período.

Outro sinal de alerta é a majoração nos atendimentos semanais nas unidades de saúde, que passou de 288 de 27 de setembro a 3 de outubro para 382 de 4 a 10 de outubro. Estas situações chamam a atenção do Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19 e da Secretaria de Saúde do município, que volta a solicitar reforço das medidas de combate ao vírus. O distanciamento e isolamento social, uso de máscaras e álcool em gel, além de outras situações previstas nos decretos sanitários estaduais e municipais continuam válidas.

“Todas as recomendações das autoridades de saúde permanecem vigentes. Distanciamento e isolamento social, além das medidas de higiene não podem ser abandonadas e farão parte do novo normal por longo período. Além de interferirem diretamente na saúde pública, as recomendações são importantes para a manutenção da economia da cidade”, explica o secretário de Saúde, Alceu Moretti.

O semáforo Covid coloca Jaraguá do Sul no nível de alerta dois, que vai até quatro, com taxa de reprodução viral de 1,170, quando o ideal é abaixo de um.  O índice municipal é pior, neste momento, do que o da região Nordeste do Estado, que segue em 1.084, segundo o assessor para assuntos de Covid da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), Luis Fernando Medeiros. Quando superior a um, cada paciente transmite a doença para, pelo menos, mais uma pessoa e o vírus se dissemina. Se é menor do que um, cada vez menos indivíduos se infectam e o número dos contágios retrocede.  

A taxa de transmissão (Rt), que é um dos indicadores de risco em constante avaliação, coloca os municípios em estado gravíssimo quando permanece igual ou acima de 1 por mais de três dias. Quando isso ocorre, são necessárias mais restrições dos poderes públicos, explica Medeiros.
 
Pessoas que integram os grupos de risco devem ter os cuidados redobrados. Qualquer sintoma de gripe é suficiente para a procura de orientação médica. O Pama do bairro Czerniewicz e a Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089) são os canais públicos de atendimento exclusivo para síndromes gripais e Covid-19. O Pama funciona das 6h30 às 22 horas de segunda a sexta, e das 7 às 19 horas nos fins de semana e feriados; a Central de Orientação (0800), também de domingo a segunda, das 7h30 às 18 horas. Outra possibilidade é procurar pela Unidade de Apoio ao Pronto-Socorro (UAPS) do Hospital São José. Desde 10 de setembro a unidade mantém plantão sete dias por semana, das 7 às 19 horas, para casos desta natureza. Cabe ao Pronto-Socorro da unidade hospitalar a triagem que encaminha os casos mais leves de suspeita de covid ao UAPS. A testagem Covid ocorre por meio do swab nasal, que utiliza uma haste flexível, mediante indicação ou prescrição médica. Os exames demoram cerca de uma hora para ficarem prontos.

Pama 
Atendimento exclusivo de suspeita de covid e síndrome gripal
De segunda a sexta-feira, das 6:30 às 22h 
Sábado, domingo e feriados das 7h às 19h
Rua Jorge Czerniewicz, 800 - Bairro: Czerniewicz;
Telefones: 2106-8350, 2106-8353 e 2106-8352.

Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089)
Atente de domingo a segunda, das 7h30 às 18 horas;

Unidade de Apoio ao Pronto Socorro (UAPS) do Hospital São José
Atende sete dias por semana, das 7 às 19 horas.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá suspende vacinação contra a covid por falta de doses

Assim que receber novas doses município retomará a vacinação para primeira dose. A aplicação da segunda dose segue normalmente
Jaraguá suspende vacinação contra a covid por falta de doses
Saúde

Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC

As regiões da Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e Nordeste permaneceram classificadas com o nível máximo de atenção
Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC
Saúde

Santa Catarina chega ao menor número de casos ativos de Covid-19 de 2021

Atualmente, Santa Catarina é o quinto estado do Brasil com o maior percentual da população totalmente imunizada
Santa Catarina chega ao menor número de casos ativos de Covid-19 de 2021
Saúde

Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá

É necessário atualizar o aplicativo Jaraguá na Mão para ter essa funcionalidade
Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá
Ver mais de Saúde