Saúde

Os cuidados necessários para quem precisa sair de casa em época de pandemia

O ideal é não sair, mas se isso for imprescindível, muitos fatores devem ser levados em consideração para diminuir o contágio

05 Ago 2020 - 13h40Por Da Redação

“É natural, depois de tanto tempo de distanciamento social por causa da pandemia, que as pessoas baixem a guarda, mas é nesta situação que mora o perigo”, adverte o mestre em saúde e assessor para assuntos da Covid da Amvali, Luís Fernando Medeiros. O estudioso dos índices e tendências da área transcreveu uma série de recomendações do Centro de Prevenção e Controle de Doenças americano  para quem decide sair de casa em época de pandemia. O ideal é não sair, mas se isso for imprescindível, muitos fatores devem ser levados em consideração para diminuir o contágio.

Além dos cuidados com a higienização, uso de máscara e distanciamento vale a interação com o mínimo de pessoas possíveis. Ambientes com circulação de ar são menos propícios para contaminação do que os fechados, então a prioridade é evitar, sempre que possível,  locais com pouca ventilação.

Em caso de você apresentar os sintomas da Covid-19 ou estar em contato próximo com alguém que tenha a doença, é importante ficar em casa e longe de outras pessoas, interrompendo o ciclo da doença.

Sair de casa em época de pandemia
O que você precisa saber:


Em geral, quanto mais você interage com outras pessoas e quanto mais demorada essa interação, maior o risco de disseminação da Covid-19.
Se você tiver necessidade ou decidir se envolver em atividades fora de sua casa, continue a se proteger praticando ações preventivas diárias.
Mantenha esses itens à mão ao sair: máscara, lenços de papel e um desinfetante para as mãos com, pelo menos, 70% de álcool.

Entenda os riscos potenciais de sair de casa
À medida que as comunidades, empresas vão se abrindo, você pode estar procurando maneiras de retomar algumas atividades diárias da maneira mais segura possível.
Embora não haja como garantir risco zero de infecção, é importante entender os riscos potenciais e como adotar diferentes tipos de medidas de prevenção para se proteger e ajudar a reduzir a propagação da Covid-19.

O risco de uma atividade fora de casa depende de muitos fatores a serem analisados, como:
A Covid-19 está se espalhando em sua comunidade?
Você tem um potencial contato próximo com alguém que está doente ou alguém que não está usando máscara (e pode ser assintomático)?
Você está em maior risco de doença grave?
Você realiza ações cotidianas para se proteger da Covid-19?
O serviço de saúde não pode fornecer o nível de risco específico para todas as atividades em todas as comunidades. Por isso que é importante considerar sua própria situação pessoal e o risco para você, sua família e sua comunidade, antes de se aventurar.

Ao decidir sair sem necessidade pense sobre:
1 - Com quantas pessoas você irá interagir?


Interagir com mais pessoas aumenta seu risco.
Estar em um grupo com pessoas que não têm distanciamento social ou máscaras aumenta o risco.
O envolvimento com novas pessoas (por exemplo, quem não mora com você) também aumenta seu risco.
Algumas pessoas têm o vírus e não apresentam sintomas, e ainda não se sabe com que frequência pessoas sem sintomas podem transmitir o vírus a outras pessoas.

2 - Você estará ao ar livre ou ambiente fechado?
Quanto mais perto você estiver próxima de outras pessoas que podem estar infectadas, maior o risco de ficar doente.
Manter distância é especialmente importante para pessoas com maior risco de doenças graves, como idosos e pessoas com condições médicas subjacentes (comorbidades).
Os espaços internos são mais arriscados que os externos, onde pode ser mais difícil manter as pessoas afastadas e há menos ventilação.

3 - Quanto tempo você estará interagindo com as pessoas?
Passar mais tempo com pessoas que podem estar infectadas aumenta o risco de ficar infectado.
Passar mais tempo com as pessoas aumenta o risco de serem infectadas se houver alguma chance de você já estar infectado.
O que torna as atividades fora de casa mais seguras

 As atividades são mais seguras se:
Você puder manter pelo menos 1 metro e meio de distância entre você e os outros. (A Covid-19 se espalha mais facilmente entre pessoas que estão a menos de um metro e meio de distância).
Atividades realizadas em espaços ao ar livre. (Espaços internos com menos ventilação, onde pode ser mais difícil manter as pessoas afastadas, são mais arriscados).
As pessoas estão usando máscaras. (Interagir sem usar máscaras também aumenta seu risco).
 
O que torna suas atividades fora de casa mais seguras para as outras pessoas
Fique em casa se estiver doente
Se você tem o doença e apresenta sintomas, ou está em contato próximo com alguém que tenha a Covid-19, é importante ficar em casa e longe de outras pessoas.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Saúde