Saúde

Novo Laser destrói células cancerígenas e bloqueia metástases

O uso de tecnologias com laser é uma tendência no desenvolvimento de terapias contra o câncer

22 Jun 2019 - 06h00Por Da Redação
O dispossitivo a laser nos vasos sanguíneos (aqui, em um rato) pode detectar células circulantes escassas - Crédito: Universidade de ArkansasO dispossitivo a laser nos vasos sanguíneos (aqui, em um rato) pode detectar células circulantes escassas - Crédito: Universidade de Arkansas

Criado um novo laser que consegue destruir células cancerígenas e tem potencial de inibir metástases, que são a principal causa de mortes pela doença. Cientistas da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, desenvolveram um protótipo para destruir células cancerígenas que circulam na corrente sanguínea. A nova técnica para tratamento do melanoma, o câncer de pele, foi publicada na revista Sciense.

“Em um paciente, nós destruímos 96% das células cancerígenas”, disse Vladimir Zharov, líder da pesquisa, ao IEEE Spectrum. E ele foi além: “Esta tecnologia tem o potencial de inibir significativamente a progressão da metástase”, afirmou.

A notícia é animadora, já que a disseminação de tumores para outras regiões do organismo é a principal causa de mortes por câncer.

Como

O procedimento é totalmente não-invasivo, ou seja, é feito do lado de fora do corpo do paciente. De acordo com os pesquisadores envolvidos no estudo, ao apontar o laser nessas células tumorais, elas acabam absorvendo muito mais energia de calor do que as células normais, o que as faz expandir e colapsar, ou seja, morrer.

O uso de tecnologias com laser é uma tendência no desenvolvimento de terapias contra o câncer. Além da Universidade do Arkansas, outras instituições de pesquisa realizam trabalhos similares que buscam aumentar a eficiência da técnica para que ela possa ser utilizada em larga escala nos tratamentos do futuro.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Atenção

Santa Catarina registra casos de gripe mesmo com a proximidade do verão

A responsável técnica pela influenza em Santa Catarina, Simone Bittencourt, ressalta que, apesar da circulação do vírus ser mais intensa no inverno, ele está presente todos os meses do ano
Santa Catarina registra casos de gripe mesmo com a proximidade do verão
Saúde

Anvisa autoriza fabricação e venda de medicamentos à base de Cannabis

A decisão foi tomada por unanimidade pela diretoria colegiada da agência reguladora. O parecer apresentado em reunião ordinária pública nesta terça-feira (3), em Brasília, está disponível na internet.
Anvisa autoriza fabricação e venda de medicamentos à base de Cannabis
Saúde

Dezembro laranja marca campanha de prevenção ao câncer de pele

Em Jaraguá do Sul, 10 médicos dermatologistas participam voluntariamente da campanha no sábado (7).
Dezembro laranja marca campanha de prevenção ao câncer de pele
Saúde

Mais de 370 mil ainda precisam se imunizar contra o sarampo em SC

Apesar da campanha ter terminado, a Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina (SES) ressalta que as doses da vacina continuam disponíveis nas mais de mil salas de vacinação do estado.
Mais de 370 mil ainda precisam se imunizar contra o sarampo em SC
Ver mais de Saúde