Saúde

Novas regras de isolamento iniciam hoje em Guaramirim

Decreto estabelece novas restrições visando o combate e prevenção do coronavírus

13 Jul 2020 - 07h01Por Janici Demetrio
Novas regras de isolamento iniciam hoje em Guaramirim - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A partir desta segunda-feira (13), passa a vigorar um novo decreto com medidas que visam o combate e a prevenção do coronavírus em Guaramirim. Segundo a Prefeitura, as novas restrições são necessárias devido ao aumento do número de casos na cidade e a situação de lotação nas UTI da região. 

Novas medidas: 

- Limitação de 50% da lotação máxima em supermercados, verdureiras e congêneres, sendo responsabilidade dos estabelecimentos o cumprimento das novas medidas sob pena de interdição do local 

- Supermercados, verdureiras e congêneres devem colocar à disposição dos consumidores o número exato de carrinhos e cestinhas utilizados para as compras, de acordo com a limitação. E também instalar barreiras de proteção nos caixas e utilizar os meios de comunicação interna para alertar sobre as medidas de segurança preconizadas. Além disso, devem fixar na entrada a capacidade máxima do estabelecimento, assim como a restrição a 50% dessa capacidade.  

- Intensificação das medidas já existentes como a disponibilidade de álcool em gel na entrada dos estabelecimentos, desinfecção frequente das superfícies e distanciamento de 1,5 metro entre pessoas, entre outros.  

- Em relação ao segmento de restaurantes, bares e lanchonetes, será restrito a no máximo quatro pessoas por mesa. Os mesmos já devem obedecer os critérios de utilização de máscara, disponibilização de luvas para o buffet, distanciamento de mesas e horário de atendimento das 6h às 23h30. 

- Os eventos continuam suspensos por tempo indeterminado no município.  

Conforme boletim divulgado no final da tarde de domingo (12), o município já realizou 1.157 testes para o novo coronavírus, sendo 926 descartados, 4 exames aguardando resultados e 227 positivos para a doença. Dos casos confirmados, 164 estão recuperados.  

 

 

Matérias Relacionadas

Saúde

Região de Jaraguá segue em risco gravíssimo para a covid-19

As regiões que estão classificadas com o maior risco são Alto Vale do Rio do Peixe, Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e a região Nordeste.
Região de Jaraguá segue em risco gravíssimo para a covid-19
Saúde

Jaraguá retoma a vacinação contra a covid para pessoas com 32 anos ou mais

A Central de Vacinas, no Parque Municipal de Eventos, fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados e domingos das 8h às 17h
Jaraguá retoma a vacinação contra a covid para pessoas com 32 anos ou mais
Saúde

Brasil tem 20.503 casos e 464 mortes por covid-19 em 24 horas

País acumula quase 20 milhões de diagnósticos e 556.834 mortes
Saúde

Ministro da Saúde visita Hospital Santa Isabel em Blumenau

Marcelo Queiroga foi recebido pelo Diretor de Operações da instituição
Ministro da Saúde visita Hospital Santa Isabel em Blumenau
Ver mais de Saúde