transito
Saúde

Nova etapa da Campanha contra a Gripe começa nesta segunda-feira

Na primeira fase, foram vacinadas crianças, gestantes e puérperas

21 Abr 2019 - 15h50Por Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em uma nova etapa na próxima segunda-feira (22) em todo o país. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas. A partir da próxima segunda, o Ministério da Saúde abrirá ao restante do público-alvo.

Dessa forma, poderão receber a vacina trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

De acordo com o ministério, 41,8 mil postos de vacinação estão à disposição da população. Além disso, 196,5 mil profissionais estão envolvidos, bem como a utilização de 21,5 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

A doença
A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.

Até o final de março, antes do lançamento da campanha, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O Amazonas foi o estado com mais casos registrados, com 118 casos e 33 mortes. Por isso, a campanha foi antecipada no estado.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Saúde

Saúde reforça alerta sobre aumento de casos de doenças respiratórias em Jaraguá do Sul

Vacinação, etiqueta respiratória e higiene das mãos são medidas preventivas. Aumento nos casos respiratórios, aliado a outras condições como acidentes e doenças diversas está lotando as Unidades de Saúde, emergências e UTIs
Saúde reforça alerta sobre aumento de casos de doenças respiratórias em Jaraguá do Sul
Geral

Descarte irregular de lixo em SC pode gerar multa de R$ 500

A nova lei proíbe o descarte de lixo em vias públicas, prevê multa para quem for flagrado jogando resíduos em locais como ruas, rodovias, praças, praias e parques
Descarte irregular de lixo em SC pode gerar multa de R$ 500
Saúde

Jaraguá do Sul promove ação de vacinação contra o sarampo

Uma Dose Zero para crianças de 6 a 11 meses e 29 dias de idade estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação, a partir desta segunda-feira (16)
Jaraguá do Sul promove ação de vacinação contra o sarampo
Saúde

Com alta nos casos de gripe, SC decreta situação de emergência

Até a primeira semana de junho, o estado registrou mais de 1,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por Influenza ou gripe grave, com 142 mortes
Com alta nos casos de gripe, SC decreta situação de emergência
Ver mais de Saúde