Saúde

Nova cola cirúrgica pode curar feridas fatais em 20 segundos

Trata-se de um bio-gel que reduz drasticamente o tempo de recuperação do paciente e pode ser usado para salvar as vidas de feridos em zonas de guerra e acidentes graves

19 Mai 2019 - 15h00Por Só Notícia Boa

Cientistas conseguiram desenvolver uma cola cirúrgica que pode curar ferimentos fatais, ou pacientes com sangramentos na mesa de cirurgia, em apenas 20 segundos.

Trata-se de um bio-gel que reduz drasticamente o tempo de recuperação do paciente e pode ser usado para salvar as vidas de feridos em zonas de guerra e acidentes graves.

A revista científica Nature chamou o hidrogel hemostático de “fortemente adesivo para o reparo de hemorragias arteriais e cardíacas”.

Quando ativada por luz UV (ultravioleta), a “bio-cola” forma imediatamente uma vedação completa, mesmo em tecido úmido, sem a necessidade de grampos ou pontos.

A pesquisa

Os pesquisadores conseguiram fechar incisões e buracos de até 6 milímetros de largura nos vasos sanguíneos e órgãos de porcos em menos de 30 segundos.

Depois, três dos porcos foram monitorados por um período de duas semanas e todos tiveram uma recuperação completa sem anormalidades, nem efeitos colaterais.

O professor Hongwei Ouyang, autor do estudo, espera que o gel esteja disponível para uso humano daqui a três ou cinco anos. “O sangramento incontrolável é um grande problema em procedimentos cirúrgicos e após grandes traumas”, explicou Ouyang, especialista em terapia regenerativa da Escola de Medicina da Universidade de Zhejiang, em Hangzhou, China.

“As substâncias coagulantes existentes hoje controlam mal a hemorragia de feridas arteriais e cardíacas traumáticas devido à sua fraca adesão aos tecidos húmidos e móveis.”

Como

O novo bio-gel, no entanto, contém água, gelatina e um coquetel de produtos químicos que são injetados no tecido lesionado.

Esses componentes ajudam a imitar a estrutura de suporte das células chamada de “matriz extracelular”, uma composição complexa de proteínas e outras moléculas. Quando exposta à luz UV, a cola se ajusta rapidamente.

“Após a irradiação UV, os compostos orgânicos na interface hidrogel do tecido reagem com grupos amino das proteínas do tecido, formando fortes ligações”, diz Ouyang. “O hidrogel acionado é como borracha. Podemos até dizer que é como um tecido conjuntivo.

“Os componentes e propriedades mecânicas do hidrogel imitam os dos tecidos moles humanos.”

As soluções baseadas em gel exigem forte adesão ao tecido úmido e a força para resistir à pressão alta e ao movimento de um coração batendo – mas muito poucos materiais atóxicos atendem a esses critérios, diz Ouyang.

“Este hidrogel pode passar por um rápido ajuste para aderir e selar as artérias e paredes cardíacas após a irradiação com luz ultravioleta.

“É a primeira vez que o sangramento de alta pressão do coração batendo com furos de penetração cardíaca de 6 mm de diâmetro foi rapidamente interrompido.”

“Ele pode ser facilmente aplicado em qualquer condição e pode impedir qualquer sangramento grave que os atuais produtos de gel médico não possam parar.”

Mais estudos estão sendo planejados para confirmar a segurança da cola em humanos. “O próximo passo é terminar os dados pré-clínicos e obter aprovação oficial para um ensaio clínico”, diz Ouyang.

Fonte: SóNoticiaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Saúde