Mobilidade
Saúde

Nova campanha de vacinação contra o sarampo ocorre a partir do dia 10

Desta vez o público-alvo serão pessoas com faixa etária entre 5 até 19 anos. Em Jaraguá do Sul 15 mil pessoas ainda não foram imunizadas

31 Jan 2020 - 06h00Por Da Redação

O combate contra o sarampo continua da pauta de ações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul ao longo de 2020. O diretor municipal de Vigilância em Laude, Dalton Fischer, destaca que no período de 10 fevereiro a 13 março haverá mais uma etapa da campanha de vacinação contra o sarampo na qual o público-alvo serão os munícipes de 5 até 19 anos. O Dia D desta ação ocorrerá no dia 15 do próximo mês (sábado).

“Ano passado foi feita uma grande campanha da conscientização das pessoas em relação a sarampo, uma iniciativa que imunizou praticamente 90% da população jaraguaense. No entanto existe um percentual, algo em torno de 15 mil pessoas que ainda não foram imunizados” relembrou Fischer.

O diretor de Vigilância em Saúde também faz um apelo: “Normalmente, quando o Ministério da Saúde lança uma campanha de vacinação é extremamente importante que a população busque a vacina nas unidades de Saúde do Município. Porém, tanto em Jaraguá do Sul como também em outras regiões, muitas pessoas só acabam dando importância à vacina quanto acontece um caso grave. Todo o ano fazemos o alerta, por exemplo, em relação à vacina da gripe. mas as pessoas demoram para ir nas unidades de saúde. Somente quando ocorre o primeiro óbito por influenza em Jaraguá ou região, há uma procura bastante grande. Ou seja, quando a campanha é lançada procurem ir o quanto antes aos postos de saúde para evitar uma perda que pode ser irreparável”.

Fischer acrescenta ainda que mal completou o mês de janeiro, a Secretaria de Saúde já contabiliza um caso confirmado e outras cinco pessoas com suspeitas de sarampo no Município. “O paciente diagnosticado com sarampo passa bem, porém não se pode esquecer que é uma doença grave. Devemos ficar atento aos sintomas como tosse, febre, manchas avermelhadas na pele e dores pelo corpo. A melhor maneira de prevenção ainda é a vacina”, ponderou.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Lez a Lez leiloa obras criadas por artistas da têxtil Lunelli em prol do Outubro Rosa

Valor angariado na iniciativa será destinado às Redes Femininas de Combate ao Câncer das cidades de Jaraguá do Sul e Guaramirim
Lez a Lez leiloa obras criadas por artistas da têxtil Lunelli em prol do Outubro Rosa
Saúde

Ministério Público apura possível negligência médica em Araquari

Após atendimento em Araquari, menino de 12 anos foi levado a Jaraguá do Sul e morreu no hospital de Guaramirim
Ministério Público apura possível negligência médica em Araquari
Saúde

Especialista alerta sobre os riscos da automedicação, especialmente em crianças

Estima-se que cerca de 40 casos de intoxicação por medicamentos são registrados todos os dias no país
Especialista alerta sobre os riscos da automedicação, especialmente em crianças
Saúde

Continua a programação do Outubro Rosa na Rede Feminina de Jaraguá do Sul

As ações buscam conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico de prevenção ao Câncer de mama
Continua a programação do Outubro Rosa na Rede Feminina de Jaraguá do Sul
Ver mais de Saúde