Saúde
Municípios catarinenses podem ampliar horários nas Unidades Básicas de Saúde com recurso federal
Com a adesão do Programa, os municípios que ampliarem o horário de atendimento à população nas Unidades de Saúde da Família (USF) passam a receber mais recursos do Governo Federal
A presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde, deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), participou na última quinta-feira (16), do lançamento do Programa Saúde na Hora. O evento aconteceu no Ministério da Saúde e a portaria que regulamenta a iniciativa foi assinada pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e também pela parlamentar.
Com a adesão do Programa, os municípios que ampliarem o horário de atendimento à população nas Unidades de Saúde da Família (USF) passam a receber mais recursos do Governo Federal. Os repasses podem chegar a dobrar de valor, dependendo da disponibilidade de equipes de Saúde da Família e Bucal e do horário de funcionamento das unidades, que pode variar entre 60h e 75h semanais.
De acordo com Carmen Zanotto, a princípio 25 municípios de Santa Catarina poderão aderir ao programa, serão cerca de 80 Unidades Básicas que poderão ter seu horário estendido.
“Desta forma, será permitido o atendimento ao meio dia, noturno e até aos sábados, dependo do gestor de cada cidade. Garantindo, assim, a redução e o fluxo de pessoas nos Pronto Atendimentos e nas emergências dos porta dos hospitais”, ressalta a parlamentar.
Mais cidades poderão se habilitar, e a portaria ministerial ainda irá permitir que as unidades que estão trabalhando com horário estendido recebam o cofinanciamento do Ministério da Saúde, aliviando a situação financeira dos municípios. "A medida é mais um passo para a construção de um sistema público de qualidade, que contemple gradativamente toda a população do país", destaca Mandetta.
Adesão
Atualmente, a maior parte das 42 mil USF em todo o país funcionam 40h semanais, sendo que 336 unidades já expandiram o horário por decisão dos gestores locais e, agora, poderão receber mais recursos federais por aderirem à estratégia Saúde na Hora.
Para participar do Programa Saúde na Hora, os gestores municipais já podem solicitar adesão de suas unidades. A estimativa é que mais de 2 mil USF estejam aptas a participar do programa em 400 municípios e Distrito Federal.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!
Matérias Relacionadas
Saúde
Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic
Para agência, retenção é necessária para aumentar o controle do uso

Geral
Hospital São José de Jaraguá do Sul contrata
Confira as oportunidades

Saúde
Jaraguá do Sul vacinou, até agora, 5.300 pessoas contra a gripe
No Município, fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde cerca de 65,5 mil pessoas

Política
Caropreso cobra novos leitos de UTI no Hospital São José em evento com governador
Cobrança foi feita durante visita de Jorginho Mello a Jaraguá do Sul
