105 Ouça
Educação financeira
Saúde

Município anuncia aumento do número de vagas para consultas pediátricas em Jaraguá

Serão mais de 100 novas vagas diárias para consultas de crianças não agendadas nos postos de saúde. Secretaria também monitora a crise de falta de leitos de UTI infantil em Santa Catarina

17 Mai 2022 - 18h24Por Janici Demetrio
Município anuncia aumento do número de vagas para consultas pediátricas em Jaraguá  - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está atenta à crescente procura por atendimentos pediátricos nas Unidades Básica de Saúde. Por isso, em reunião com gestores da pasta na manhã desta terça-feira (17), foi definida uma reorganização interna e a oferta de mais de 100 novas vagas diárias nas UBSs para a demanda espontânea, ou seja, os casos não agendados. Segundo o secretário Alceu Gilmar Moretti o objetivo é que a população encontre o atendimento no momento em que precisa dele.

Valério Gorges, 40 anos de Rádio Jaraguá

“Em 2019 também trabalhamos com esta mesma reorganização nas nossas Unidades de Saúde e conseguimos atender a demanda de forma satisfatória, por isso, estamos trazendo de volta esta medida”, pontua.

Desta forma, em caso de necessidade de atendimento para crianças (pediátrico) a pessoa deve procurar sua UBS de referência, de acordo com seus horários de funcionamento.  Segundo Moretti, a Secretaria já está organizando, também, horários estendidos em algumas unidades, a fim de facilitar ainda mais o acesso.

“Como o momento é delicado, exige medidas rápidas e eficazes. Por isso nossa estratégia é aumentar a oferta de vagas para consultas nos postos e também estender o horário em algumas unidades”.

Outra situação que também está sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul é a crise de falta de leitos de UTI infantil em Santa Catarina, gerada pela grande demanda de pacientes. Nesta semana o Governo do Estado reconheceu o problema e busca leitos no sistema privado e, até mesmo, em estados vizinhos.

Em Jaraguá do Sul, de acordo com o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, oito leitos de UTI pediátrica estão disponíveis para ocupação imediata – caso seja necessário – e, apensar de não haver filas, o Município já trabalha com a possibilidade de mudança deste cenário, tendo em vista a demanda estadual e a regulação de leitos pelo Estado.

Nessa segunda-feira (16) em reunião que contou com a presença do secretário de Saúde, médicos pediatras e a direção do Hospital Jaraguá, ficou alinhada a possibilidade de abertura de quatro novos leitos pediátricos de UTI.
 
Horário de funcionamento dos postos de saúde em Jaraguá do Sul
Nereu Ramos Barra e Czerniewicz das 7h às 19h
Demais postos das 7h às 11h30 e das 12h30 às 16h30

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram! 

Valeio Gorges

Matérias Relacionadas

Saúde

Anvisa mantém proibição da venda de cigarros eletrônicos

Produtos são vendidos ilegalmente no país
Anvisa mantém proibição da venda de cigarros eletrônicos
Saúde

Prefeitura de Jaraguá reativa Sala de Situação por causa do mosquito da dengue

O objetivo é reunir informações, elaborar estratégias e visualizar possíveis soluções em relação ao avanço no número de focos e casos de dengue no município
Prefeitura de Jaraguá reativa Sala de Situação por causa do mosquito da dengue
Saúde

Brasil tem 106 casos de varíola dos macacos confirmados

Maioria dos casos foi registrada em São Paulo
Brasil tem 106 casos de varíola dos macacos confirmados
Saúde

Hospital Santo Antônio tem mutirão de endoscopias e colonoscopias

Previsão é de mais 120 exames a serem realizados nos próximos dez dias
Hospital Santo Antônio tem mutirão de endoscopias e colonoscopias
Ver mais de Saúde