feirão de empregos
Saúde

Morte por suspeita de meningite é investigada em Jaraguá do Sul

O caso foi registrado pela Agência Regional de Saúde e está em investigação

01 Mai 2019 - 07h55Por Janici Demetrio / PMJS

Um menino de 9 meses morreu na noite de segunda-feira (29), no Hospital e Maternidade Jaraguá, com sintomas de meningite. O caso foi registrado pela Agência Regional de Saúde e está em investigação. 

Conforme nota, divulgada pela Secretaria de Saúde, o setor de Vigilância Epidemiológica fez os procedimentos de investigação e aguarda resultados de exames para confirmação ou não da doença. A nota diz ainda, que medidas de prevenção já estão sendo tomadas.

Familiares da criança, contaram a nossa reportagem que a criança passou mal na manhã de segunda-feira (29) onde foi atendida e medicada no posto de saúde do bairro. No entanto, o caso se agravou durante a tarde e a criança precisou ser encaminhada ao Hospital onde morreu horas após dar entrada no Pronto Socorro da Unidade.  

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecida coletivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida do paciente e por isso essa condição é classificada como uma emergência médica.
 
Os sintomas mais comuns de meningite são:

Por ser uma doença grave, quando alguém apresentar algum sintoma de meningite, deve procurar imediatamente um profissional médico para realizar o diagnóstico em tempo oportuno e iniciar o tratamento. Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe. É importante ressaltar que a meningite pode atingir pessoas de qualquer idade, sendo mais comum as meningites virais em crianças e meningites bacterianas em adultos.
 
A prevenção pode ser realizada através da vacinação (para alguns tipos de meningites) que é disponibilizada no calendário vacinal da rede pública para todas as crianças menores de dois anos e adolescentes. Outras medidas de proteção são: evitar ambientes fechados e com grande aglomerado de pessoas, manter ambientes arejados, lavar as mãos com frequência com água e sabão.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Saúde

Saúde monitora cenário epidemiológico da dengue em Jaraguá do Sul

Neste ano já foram confirmados 131 focos do Aedes Aegypti e notificados 245 casos
Saúde monitora cenário epidemiológico da dengue em Jaraguá do Sul
Saúde

Secretaria de Saúde de Schroeder começa recadastramento no bairro Schroeder I

Intenção é levantar o número real de moradores da área de abrangência do posto de saúde que atende a comunidade
Secretaria de Saúde de Schroeder começa recadastramento no bairro Schroeder I
Geral

Entre 50 a 80 pessoas procuram diariamente o Centro de Atendimento Dengue em Jaraguá do Sul

Atendendo na rua Padre Alberto Romuald Jakobs, 222, bairro Nova Brasília
Entre 50 a 80 pessoas procuram diariamente o Centro de Atendimento Dengue em Jaraguá do Sul
Saúde

Dez Unidades de Saúde de Jaraguá do Sul estão abertas para atendimento

As UBSs são referência para pacientes de outras unidades que no momento estão fechadas devido às férias coletivas na Prefeitura
Dez Unidades de Saúde de Jaraguá do Sul estão abertas para atendimento
Ver mais de Saúde