SCHUTZENFEST
Saúde

Ministério Público apura possível negligência médica em Araquari

Após atendimento em Araquari, menino de 12 anos foi levado a Jaraguá do Sul e morreu no hospital de Guaramirim

09 Out 2024 - 21h49Por Rogério Tallini
Ministério Público vai verificar procedimentos adotados na UPA de Araquari - Crédito: Reprodução/Google HearthMinistério Público vai verificar procedimentos adotados na UPA de Araquari - Crédito: Reprodução/Google Hearth

O Ministério Público de Santa Catarina instaurou uma notícia de fato para investigar um suposto caso de negligência médica no atendimento prestado a um menino de 12 anos pela rede de saúde pública de Araquari.  

No procedimento, a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araquari relata que a vítima foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município no dia 5 de outubro. O menino apresentava sintomas como dor de ouvido, tosse, náuseas, vômito, diarreia e dor no braço esquerdo. A médica responsável prescreveu medicamentos para o alívio dos sintomas e o liberou, orientando-o a retornar em caso de piora. 

Com a persistência dos sintomas, ele foi levado ao Hospital e Maternidade Jaraguá, em Jaraguá do Sul, na mesma noite. Lá foi diagnosticado com pneumonia e liberado novamente. No dia seguinte, após um desmaio, ele foi socorrido pelos bombeiros voluntários de Guaramirim e encaminhado ao Hospital Santo Antônio, na mesma cidade. Na unidade hospitalar, não resistiu aos sintomas e faleceu.  

O Promotor de Justiça Dimitri Fernandes, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araquari, destacou "a necessidade de apurar as condições de funcionamento e o atendimento prestado pela UPA de Araquari, em defesa dos direitos garantidos pela Constituição Federal e pela legislação correlata, que asseguram o acesso à saúde de forma digna e eficiente". 

Ele ressaltou que a investigação visa verificar se os procedimentos adotados estão em conformidade com os princípios da eficiência e continuidade do serviço público, protegendo os direitos fundamentais dos usuários e assegurando a prestação adequada dos serviços de saúde. 

Conforme consta na notícia de fato do MPSC, o atestado de óbito indicou sepse e leptospirose como causas da morte. Amostras de sangue foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para confirmação diagnóstica.  

O MPSC determinou o envio de um ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Araquari e à UPA para que esclareçam, no prazo de cinco dias, o atendimento oferecido ao menino. Devem, ainda, encaminhar o diagnóstico médico registrado, bem como explicar a ausência de encaminhamento para exames complementares, que poderia comprometer a exatidão do diagnóstico e as medidas terapêuticas adequadas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!  Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas InstaFacePortal e Youtube.

Matérias Relacionadas

Saúde

Consumo de álcool causa 12 mortes por hora no país, diz Fiocruz

Em 2019 foram registrados 104,8 mil óbitos
Consumo de álcool causa 12 mortes por hora no país, diz Fiocruz
Saúde

Novas regras para atestados médicos entram em vigor no Brasil

Ferramenta vai ajudar a combater fraudes e outras irregularidades na emissão dos atestados médicos.
Novas regras para atestados médicos entram em vigor no Brasil
Geral

Morre jaraguaense de 7 anos diagnosticado com leucemia 

Criança foi diagnosticada com Leucemia LMA, tumor que afeta a medula óssea
Morre jaraguaense de 7 anos diagnosticado com leucemia 
Saúde

O utensílio de cozinha que todos usam e pode causar câncer

Confira os cuidados que devem ser adotados
O utensílio de cozinha que todos usam e pode causar câncer
Ver mais de Saúde