Mobilidade
Saúde

Menos de 100 crianças vacinadas contra o sarampo no Dia D da campanha

Até agora, 1.972 crianças já foram vacinadas, o que equivale a 81% do público-alvo da campanha

21 Out 2019 - 16h30Por Da Redação

Apenas cerca de 100 crianças foram vacinadas contra o sarampo no último sábado (19), o Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, destinada ao público infantil com idade de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Também houve a aplicação de 1,4 mil doses de outras vacinas para colocar em dia a carteira de vacinação. A informação é da supervisora de Imunização, enfermeira Ana Kneipp, lamentando a baixa adesão à campanha contra o sarampo nessa data, pois era uma boa oportunidade para fazer com que o município atingisse a meta anual estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é a cobertura de 95% da população nessa faixa etária, correspondendo a 2.421 crianças. Até agora, 1.972 crianças já foram vacinadas, o que equivale a 81% do público-alvo da campanha.

De acordo com Ana Kneipp, desde o inicio da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, no último dia 7, foram avaliados 4.408 carteiras de vacinação do grupo infantil de seis meses a menor de cinco anos. Deste grupo, 1.152 crianças precisaram receber vacina contra o sarampo, correspondendo a 26%. Em relação a cobertura anual contra o sarampo, ela reitera que o município de Jaraguá do Sul está com 81% vacinados, mas é preciso chegar a 95%, que é o mínimo necessário para esse grupo estar protegido. “Por isso, ressaltamos a importância de os pais que ainda não verificaram a situação vacinal de seus filhos a comparecer em uma unidade de saúde o quanto antes”, convoca a enfermeira, lembrando que a primeira fase da Campanha encerra nessa sexta-feira (25).

A Secretaria de Saúde está disponibilizndo as doses em todas as Unidades Básicas de Saúde com Sala de Vacinas durante o expediente de cada uma. Já para os moradores do Santo Estêvão e do Rio Cerro II, a vacinação será concentrada na UBS da Barra.

ESTRATÉGIA – “Esses públicos foram priorizados para a participação nessa estratégia, considerando que estão entre os mais acometidos e com maior incidência da doença nos surtos registrados em 2019”, explica Ana Kneipp. Ela acrescenta, que, entre os dois, a prioridade está voltada especialmente às crianças menores de cinco anos de idade, pois estão na faixa etária com maior número de internações e também apresentam mais risco de desenvolver complicações pelo sarampo, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos.

SARAMPO – O sarampo é uma doença respiratória, exantemática aguda e extremamente contagiosa, que pode evoluir com gravidade e provocar complicações como pneumonia e encefalite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. A distribuição é universal e acomete indivíduos de todas as idades. A transmissão acontece seis dias antes e quatro dias após o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo (exantema), sendo o período de maior risco dois dias antes e dois dias após o início do exantema.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Ministério Público apura possível negligência médica em Araquari

Após atendimento em Araquari, menino de 12 anos foi levado a Jaraguá do Sul e morreu no hospital de Guaramirim
Ministério Público apura possível negligência médica em Araquari
Saúde

Especialista alerta sobre os riscos da automedicação, especialmente em crianças

Estima-se que cerca de 40 casos de intoxicação por medicamentos são registrados todos os dias no país
Especialista alerta sobre os riscos da automedicação, especialmente em crianças
Saúde

Continua a programação do Outubro Rosa na Rede Feminina de Jaraguá do Sul

As ações buscam conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico de prevenção ao Câncer de mama
Continua a programação do Outubro Rosa na Rede Feminina de Jaraguá do Sul
Segurança

[Vídeo] Candidatos brigam e caso termina em chicotadas em Corupá

A Polícia Militar foi acionada para o local.
[Vídeo] Candidatos brigam e caso termina em chicotadas em Corupá
Ver mais de Saúde