Saúde

Menos de 100 crianças vacinadas contra o sarampo no Dia D da campanha

Até agora, 1.972 crianças já foram vacinadas, o que equivale a 81% do público-alvo da campanha

21 Out 2019 - 16h30Por Da Redação

Apenas cerca de 100 crianças foram vacinadas contra o sarampo no último sábado (19), o Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, destinada ao público infantil com idade de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Também houve a aplicação de 1,4 mil doses de outras vacinas para colocar em dia a carteira de vacinação. A informação é da supervisora de Imunização, enfermeira Ana Kneipp, lamentando a baixa adesão à campanha contra o sarampo nessa data, pois era uma boa oportunidade para fazer com que o município atingisse a meta anual estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é a cobertura de 95% da população nessa faixa etária, correspondendo a 2.421 crianças. Até agora, 1.972 crianças já foram vacinadas, o que equivale a 81% do público-alvo da campanha.

De acordo com Ana Kneipp, desde o inicio da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, no último dia 7, foram avaliados 4.408 carteiras de vacinação do grupo infantil de seis meses a menor de cinco anos. Deste grupo, 1.152 crianças precisaram receber vacina contra o sarampo, correspondendo a 26%. Em relação a cobertura anual contra o sarampo, ela reitera que o município de Jaraguá do Sul está com 81% vacinados, mas é preciso chegar a 95%, que é o mínimo necessário para esse grupo estar protegido. “Por isso, ressaltamos a importância de os pais que ainda não verificaram a situação vacinal de seus filhos a comparecer em uma unidade de saúde o quanto antes”, convoca a enfermeira, lembrando que a primeira fase da Campanha encerra nessa sexta-feira (25).

A Secretaria de Saúde está disponibilizndo as doses em todas as Unidades Básicas de Saúde com Sala de Vacinas durante o expediente de cada uma. Já para os moradores do Santo Estêvão e do Rio Cerro II, a vacinação será concentrada na UBS da Barra.

ESTRATÉGIA – “Esses públicos foram priorizados para a participação nessa estratégia, considerando que estão entre os mais acometidos e com maior incidência da doença nos surtos registrados em 2019”, explica Ana Kneipp. Ela acrescenta, que, entre os dois, a prioridade está voltada especialmente às crianças menores de cinco anos de idade, pois estão na faixa etária com maior número de internações e também apresentam mais risco de desenvolver complicações pelo sarampo, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos.

SARAMPO – O sarampo é uma doença respiratória, exantemática aguda e extremamente contagiosa, que pode evoluir com gravidade e provocar complicações como pneumonia e encefalite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. A distribuição é universal e acomete indivíduos de todas as idades. A transmissão acontece seis dias antes e quatro dias após o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo (exantema), sendo o período de maior risco dois dias antes e dois dias após o início do exantema.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Com 11 casos, SP lidera registro de suspeitos de coronavírus no país

O estado registrou o primeiro caso confirmado no país
Com 11 casos, SP lidera registro de suspeitos de coronavírus no país
Saúde

Sadalla oferece cirurgia gratuita para correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia

Os pacientes passam por uma triagem e, caso selecionados, receberão consulta, exames e cirurgia sem custo
Sadalla oferece cirurgia gratuita para correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia
Saúde

Protocolo de Enfermagem de Jaraguá será apresentado em Simpósio no Albert Einstein

Como recompensa concedida pelo Ministério da Saúde, os profissionais envolvidos foram contemplados com uma recente viagem para a Espanha onde puderam compartilhar experiências na Escola de Saúde Pública
Protocolo de Enfermagem de Jaraguá será apresentado em Simpósio no Albert Einstein
Saúde

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil

Ministro concede entrevista coletiva sobre o assunto
Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil
Ver mais de Saúde