Unimed
Saúde

Medidas preventivas mostram novas tendências no atendimento ao público

A internet passou a ter uma importância ainda maior na comunicação entre os clientes e o Samae

11 Mai 2020 - 14h43Por Da Redação
Medidas preventivas mostram novas tendências no atendimento ao público - Crédito: Rogério Tallini/SamaeJS Crédito: Rogério Tallini/SamaeJS

A rotina no Setor Comercial do Samae de Jaraguá do Sul sofreu alterações significativas em função da pandemia do novo coronavírus e dos decretos estaduais e municipais que determinaram as medidas de prevenção ao contágio. A internet passou a ter uma importância ainda maior na comunicação entre os clientes e o Samae. Ao mesmo tempo, o atendimento com hora marcada trouxe mais conforto e segurança aos clientes. Os dados divulgados nesta semana mostram um pouco dessa mudança de comportamento.

Conforme lembra a coordenadora comercial do Samae, India Nara Pellis Milbratz, nas primeiras semanas de pandemia no Estado de Santa Catarina e atendendo ao decreto do governo que previa o isolamento social, os atendimentos passaram a ser feitos exclusivamente via telefone, e-mail e pelo aplicativo WhatsApp. Desde o último dia 14 de abril, o atendimento presencial foi retomado, com restrições.

Uma das novidades foi a implantação do atendimento presencial mediante agendamento de horário, medida já adotada em outros órgãos públicos municipais e que atende as recomendações das autoridades de saúde para diminuir as aglomerações. No período de 14 a 30 de abril, foram atendidas 563 pessoas que haviam agendado horário, uma média de 46 atendimentos por dia, mantendo as orientações de não haver mais que quatro clientes no setor ao mesmo tempo, além do distanciamento e das demais medidas de prevenção. Em todos os guichês, foram instalados acrílicos e disponibilizados frascos de álcool em gel.

Para India Nara Pellis Milbratz, o agendamento mostrou-se uma medida bastante eficaz, embora, neste período, mais de 180 pessoas tenham comparecido ao Samae em busca de atendimento sem agendar. Alguns tiveram a sorte de haver agenda livre e conseguiram encaminhar suas solicitações. Outros, tiveram de retornar em outra data previamente agendada.

Com o isolamento, cresceu consideravelmente o número de atendimentos via aplicativo de celular WhatsApp. Verificando o aumento desta demanda, o Samae implantou uma ferramenta que permite melhorar a gestão deste serviço online, com a possibilidade de atender 15 clientes ao mesmo tempo. Nos 12 últimos dias úteis de abril, 2.333 clientes foram atendidos via WhatsApp e tiveram suas solicitações encaminhadas. A média de atendimentos foi de 195 por dia. “É importante salientar que a maioria dos serviços conseguimos fazer por WhatsApp, ou mesmo por e-mail ou telefone”, explica a coordenadora. “É muito importante que o cliente ligue ou envie mensagem pelo WhatsApp para marcar horário ou tentar resolver sua demanda sem precisar via ao Samae”, complementa. Ela reforça que é necessária a presença do cliente na sede do Samae quando este for solicitar uma ligação de água ou mudança de padrão, pois já sai do atendimento com a caixa padrão a ser afixada no imóvel.

Os canais de comunicação com o Samae são: o telefone 2106-9100 (inclusive para agendamento), o WhatsApp 99994-5800, o e-mail atendimento@samaejs.com.br e o site samaejs.com.br.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Mulher de 21 anos morre vítima de covid em Jaraguá

Foram quatro mortes nas últimas 48 horas no município
Mulher de 21 anos morre vítima de covid em Jaraguá
Saúde

AstraZeneca: Gestantes e puérperas podem tomar D2 de outro imunizante

A preferência é que seja com a Pfizer. Na ausência da vacina deste fabricante, a Coronavac (Sinovac/Butantan) também poderá ser usada como segunda dose
AstraZeneca: Gestantes e puérperas podem tomar D2 de outro imunizante
Saúde

Jaraguá suspende vacinação contra a covid por falta de doses

Assim que receber novas doses município retomará a vacinação para primeira dose. A aplicação da segunda dose segue normalmente
Jaraguá suspende vacinação contra a covid por falta de doses
Saúde

Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC

As regiões da Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e Nordeste permaneceram classificadas com o nível máximo de atenção
Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC
Ver mais de Saúde