Saúde
Massaranduba terá dia "D" da Campanha Contra a Pólio no sábado (8)
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave, contagiosa, que tem como característica a paralisia nos membros inferiores de forma irreversível.

A Secretaria de Saúde de Massaranduba segue com a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, para crianças menores de 5 anos. A ação segue até o dia 14 de junho.
O dia D, sábado de mobilização estadual, acontece no próximo sábado (8). O principal objetivo é resgatar crianças não vacinadas ou com a caderneta incompleta e, desta forma, elevar as coberturas vacinais para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil.
Esquema de vacinação
A vacina contra a poliomielite está prevista no calendário de vacinação de crianças. Ela é uma vacina de rotina, o que quer dizer que está disponível o ano todo nas salas de vacinação do Estado, de forma gratuita. O esquema de vacinação é de três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses; e duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) com 1 ano e 3 meses e 4 anos.
No período de campanha, as doses da VIP vão continuar sendo aplicadas conforme esquema recomendado, mas a dose da VOP passa a ser aplicada de forma indiscriminada em todas as crianças de 1 a 4 anos, desde que já tenham recebido o esquema primário com a VIP.
Poliomielite ou paralisia infantil
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave, contagiosa, que tem como característica a paralisia nos membros inferiores de forma irreversível. A pessoa infectada pelo vírus que causa a doença deve ser hospitalizada para tratar os sintomas, mas não há tratamento específico para a poliomielite. A vacinação é a única forma de prevenção.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
Insta: @radiojaragua
Face: /fmjaragua
Site: www.diariodajaragua.com.br
Matérias Relacionadas
Geral
Jovem recebe alta hospitalar após grave acidente na SC-108 e família inicia vakinha para tratamento
Saiba como ajudar Nicolly Eduarda de Oliveira, sobrevivente de uma colisão entre carro e moto na SC-108

Saúde
Transplante de sobrancelha: O procedimento que devolve harmonia e confiança das mulheres
Esse é um trabalho artesanal, que exige experiência e precisão por parte do especialista, comenta Dr. Eduardo Bornhausen Demarch

Saúde
Família de Massaranduba organiza campanha para custear tratamento de criança com câncer
Samuel Burg, de 7 anos, foi diagnosticado com um tumor cerebral. Após a cirurgia para retirada do tumor, ele enfrenta algumas sequelas, como paralisia do lado esquerdo, dificuldades para andar e se alimentar, e precisou passar por um transplante de córnea

Saúde
Após meses sem diagnóstico, jovem de Barra Velha descobre Porfiria e família alerta para doença rara
Heloísa de Macedo Rosa, 20 anos, foi diagnosticada com Porfiria Aguda Intermitente, doença que causou perda de movimentos, dificuldade para engolir e comprometimento respiratório. O tratamento indicado tem custo inicial de R$ 500 mil.

