Saúde

Mais de três mil pacientes covid monitorados por alunos da Estácio em Jaraguá

Parceria entre a faculdade e o município completou dois meses com mais de três mil atendimentos

13 Mai 2021 - 18h07Por Janici Demetrio
Mais de três mil pacientes covid monitorados por alunos da Estácio em Jaraguá  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), o curso de medicina da Estácio de Sá e a Secretaria Municipal de Saúde, instituíram uma parceria que vai além de um acordo de cooperação técnica entre as partes, representa um auxílio importante ao serviço de telemonitoramento dos pacientes testados positivos para covid-19 em Jaraguá do Sul. Em dois meses os estudantes de medicina da faculdade já realizaram mais de três mil monitoramentos. São alunos do 1º, 2º, 3º e 5º períodos da disciplina de Saúde da Família que atendem em forma de rodízio, duas vezes por semana, com a supervisão de um professor.

O diretor do campus, Antônio de Souza Júnior, celebra o número de atendimentos até aqui e ressalta a importância desta conquista:

"Além de auxiliarmos a Secretaria Municipal de Saúde no monitoramento dos munícipes acometidos pela covid-19, contribuímos para o retorno dos servidores às Unidades Básicas de Saúde".

A coordenadora do curso, Juliana Barros do Valle, reforça que o projeto aproxima os alunos da comunidade, contribuindo para uma formação geral e humanista, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Segundo Antônio o projeto de telemonitoramento será inscrito no Laboratório de Inovação – Conselhos Municipais de Saúde e Participação Social na Resposta à Covid-19, onde serão expostas experiências desenvolvidas por conselhos estaduais, municipais e locais de saúde, por universidades e instituições de ensino superior e diversos segmentos dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, organizações filantrópicas ou sociedade civil.


Segundo a coordenadora da Central de Orientação sobre o Coronavírus na prefeitura, Denise Thum, a parceria com a faculdade é bastante positiva, tendo em vista que aumentou a cobertura de atendimentos prestados através do 0800-643-8089.

“Com o auxílio dos estudantes de medicina ganhamos ainda mais qualidade nos atendimentos”, completa.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, também ressalta a importância do acordo firmado entre a Faculdade e o Município.

“É um apoio de grande valia ao nosso serviço de monitoramento dos pacientes covid. Todos ganham com isso”, frisa.

A Central de Orientação sobre o Coronavírus monitora, atualmente, 1.364 pessoas, entre suspeitos e positivados para Covid-19.

O contato com o paciente acontece de 48h/48h ou de 24h/24h, dependendo da situação da pessoa, e é realizado por enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, dentistas e agentes comunitários, além de 18 médicos. Os dados são computados por meio do sistema Olostech (sistema web para informatização de saúde pública municipal).

O acompanhamento tem por objetivo saber sobre o estado de saúde dos pacientes monitorados e evitar possíveis agravamentos dos casos positivados para Covid-19. O serviço funciona todos os dias da semana das 7h às 18h.

Matérias Relacionadas

Saúde

Municípios da região têm dia 'D' de vacinação contra a gripe neste sábado

Além da vacinação contra a gripe, os municípios irão aproveitar para imunizar crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, contra a dengue
Municípios da região têm dia 'D' de vacinação contra a gripe neste sábado
Saúde

Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

Desde o início do ano, foram registradas 1.256 mortes pela doença
Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024
Saúde

Pronto Atendimento de Barra Velha passa por inspeção após morte da pequena Sofia

Unidade de Saúde pode fechar; Entenda os pontos
Pronto Atendimento de Barra Velha passa por inspeção após morte da pequena Sofia
Saúde

'Febre do Maruim' preocupa autoridades da Saúde na região

Estados do Norte concentram maior número de casos
'Febre do Maruim' preocupa autoridades da Saúde na região
Ver mais de Saúde