dengue 2
Saúde

Mais de três mil pacientes covid monitorados por alunos da Estácio em Jaraguá

Parceria entre a faculdade e o município completou dois meses com mais de três mil atendimentos

13 Mai 2021 - 18h07Por Janici Demetrio
Mais de três mil pacientes covid monitorados por alunos da Estácio em Jaraguá  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), o curso de medicina da Estácio de Sá e a Secretaria Municipal de Saúde, instituíram uma parceria que vai além de um acordo de cooperação técnica entre as partes, representa um auxílio importante ao serviço de telemonitoramento dos pacientes testados positivos para covid-19 em Jaraguá do Sul. Em dois meses os estudantes de medicina da faculdade já realizaram mais de três mil monitoramentos. São alunos do 1º, 2º, 3º e 5º períodos da disciplina de Saúde da Família que atendem em forma de rodízio, duas vezes por semana, com a supervisão de um professor.

O diretor do campus, Antônio de Souza Júnior, celebra o número de atendimentos até aqui e ressalta a importância desta conquista:

"Além de auxiliarmos a Secretaria Municipal de Saúde no monitoramento dos munícipes acometidos pela covid-19, contribuímos para o retorno dos servidores às Unidades Básicas de Saúde".

A coordenadora do curso, Juliana Barros do Valle, reforça que o projeto aproxima os alunos da comunidade, contribuindo para uma formação geral e humanista, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Segundo Antônio o projeto de telemonitoramento será inscrito no Laboratório de Inovação – Conselhos Municipais de Saúde e Participação Social na Resposta à Covid-19, onde serão expostas experiências desenvolvidas por conselhos estaduais, municipais e locais de saúde, por universidades e instituições de ensino superior e diversos segmentos dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, organizações filantrópicas ou sociedade civil.


Segundo a coordenadora da Central de Orientação sobre o Coronavírus na prefeitura, Denise Thum, a parceria com a faculdade é bastante positiva, tendo em vista que aumentou a cobertura de atendimentos prestados através do 0800-643-8089.

“Com o auxílio dos estudantes de medicina ganhamos ainda mais qualidade nos atendimentos”, completa.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, também ressalta a importância do acordo firmado entre a Faculdade e o Município.

“É um apoio de grande valia ao nosso serviço de monitoramento dos pacientes covid. Todos ganham com isso”, frisa.

A Central de Orientação sobre o Coronavírus monitora, atualmente, 1.364 pessoas, entre suspeitos e positivados para Covid-19.

O contato com o paciente acontece de 48h/48h ou de 24h/24h, dependendo da situação da pessoa, e é realizado por enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, dentistas e agentes comunitários, além de 18 médicos. Os dados são computados por meio do sistema Olostech (sistema web para informatização de saúde pública municipal).

O acompanhamento tem por objetivo saber sobre o estado de saúde dos pacientes monitorados e evitar possíveis agravamentos dos casos positivados para Covid-19. O serviço funciona todos os dias da semana das 7h às 18h.

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue

Trata-se de duas mulheres. Um óbito foi registrado no dia 6 de abril e o outro no dia 19
Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue
Saúde

Mais de 7 mil pessoas já passaram pelo Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá

O local atende exclusivamente casos confirmados e suspeitas de dengue
Mais de 7 mil pessoas já passaram pelo Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá
Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Ver mais de Saúde