#ficaemcasa
Saúde

Mais de 2,5 mil doses de vacinas foram aplicados no dia "D" em Jaraguá

Quase a metade delas foi contra sarampo (558) e febre amarela (622)

17 Fev 2020 - 11h51Por Da Redação
Mais de 2,5 mil doses de vacinas foram aplicados no dia "D" em Jaraguá - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Realizado no último sábado (15), o Dia D de mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo resultou no comparecimento de 4.172 pessoas nas unidades de saúde de Jaraguá do Sul para avaliação da carteira de vacinas. Esta ação proporcionou detectar a necessidade da aplicação de um total de 2.502 doses para completar cobertura exigida nas carteiras, sendo quase a metade delas contra o sarampo (558) e febre amarela (622).

A informação é da supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Kneipp, acrescentando que o público na faixa etária de 20 a 49 anos foi o que mais compareceu buscando a vacina contra a febre amarela. Ela lembra que este ano – de janeiro até o último sábado (15) – foram vacinadas 4.224 pessoas, reduzindo para cerca de 12 mil o número de habitantes que ainda não tomara essa vacina em Jaraguá do Sul.

Ana Kneipp reitera que a necessidade das pessoas manterem sua carteira de vacinação em dia, principalmente com as vacinas contra a febre amarela, devido à presença do mosquito transmissor na região de Jaraguá, e o sarampo, que é uma doença de contágio rápido e já tem dois casos confirmados no município e outros três aguardando resultado de exame.

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo encerra em 13 de março e a vacina está disponível na maioria das Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, porém sem atendimento no período da tarde das quartas-feiras. Em Santa Catarina, a campanha tem como público-alvo pessoas com idade de seis meses a 49 anos.

Primeira etapa
Uma primeira etapa de campanha seletiva, envolvendo crianças de seis meses a cinco anos, com a vacina tríplice viral, contra sarampo, rubéola e caxumba, teve 105% de cobertura para as crianças de seis meses e 112% para as de um ano. A cobertura exigida pelo Ministério da Saúde é de 95% para cada. Numa segunda etapa, desta vez para a faixa etária e 20 a 29 anos, compareceram 7.413 pessoas e, destas, 1.112 foram imunizadas com a tríplice viral. As duas etapas ocorreram entre outubro e novembro de 2019.

Matérias Relacionadas

Saúde

Brasil ultrapassa marca de 10 mil casos de covid-19

País soma 432 mortes. SP lidera em óbitos e número de infectados
Brasil ultrapassa marca de 10 mil casos de covid-19
Saúde

Sobe para dez o número de mortes por covid-19 em Santa Catarina

Duas das mais recentes vítimas da Covid-19 são do Sul do estado: um homem de 32 anos, morador de São Ludgero, e uma idosa de 71 anos, de Balneário Gaivota.
Sobe para dez o número de mortes por covid-19 em Santa Catarina
Saúde

Schroeder confirma primeiro caso de Covid-19

Até a manhã deste sábado (4), Santa Catarina contabilizava 334 casos confirmados de infecção por coronavírus.
Schroeder confirma primeiro caso de Covid-19
Saúde

Santa Catarina confirma 334 casos de Covid-19

O número de casos confirmados representa um aumento de 11% em relação à quantidade confirmada no dia anterior.
Santa Catarina confirma 334 casos de Covid-19
Ver mais de Saúde