dengue
Saúde

Mais de 2,5 mil doses de vacinas foram aplicados no dia "D" em Jaraguá

Quase a metade delas foi contra sarampo (558) e febre amarela (622)

17 Fev 2020 - 11h51Por Da Redação

Realizado no último sábado (15), o Dia D de mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo resultou no comparecimento de 4.172 pessoas nas unidades de saúde de Jaraguá do Sul para avaliação da carteira de vacinas. Esta ação proporcionou detectar a necessidade da aplicação de um total de 2.502 doses para completar cobertura exigida nas carteiras, sendo quase a metade delas contra o sarampo (558) e febre amarela (622).

A informação é da supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Kneipp, acrescentando que o público na faixa etária de 20 a 49 anos foi o que mais compareceu buscando a vacina contra a febre amarela. Ela lembra que este ano – de janeiro até o último sábado (15) – foram vacinadas 4.224 pessoas, reduzindo para cerca de 12 mil o número de habitantes que ainda não tomara essa vacina em Jaraguá do Sul.

Ana Kneipp reitera que a necessidade das pessoas manterem sua carteira de vacinação em dia, principalmente com as vacinas contra a febre amarela, devido à presença do mosquito transmissor na região de Jaraguá, e o sarampo, que é uma doença de contágio rápido e já tem dois casos confirmados no município e outros três aguardando resultado de exame.

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo encerra em 13 de março e a vacina está disponível na maioria das Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, porém sem atendimento no período da tarde das quartas-feiras. Em Santa Catarina, a campanha tem como público-alvo pessoas com idade de seis meses a 49 anos.

Primeira etapa
Uma primeira etapa de campanha seletiva, envolvendo crianças de seis meses a cinco anos, com a vacina tríplice viral, contra sarampo, rubéola e caxumba, teve 105% de cobertura para as crianças de seis meses e 112% para as de um ano. A cobertura exigida pelo Ministério da Saúde é de 95% para cada. Numa segunda etapa, desta vez para a faixa etária e 20 a 29 anos, compareceram 7.413 pessoas e, destas, 1.112 foram imunizadas com a tríplice viral. As duas etapas ocorreram entre outubro e novembro de 2019.

Matérias Relacionadas

Saúde

Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano

Seis estados e o Distrito Federal decretaram situação de emergência
Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano
Saúde

Pai e filha internados por dengue morrem com 18 minutos de diferença em Joinville

Município já confirmou oito mortes pela doença
Pai e filha internados por dengue morrem com 18 minutos de diferença em Joinville
Saúde

Guaramirim confirma três novos casos de dengue

Dois deles são de transmissão local
Guaramirim confirma três novos casos de dengue
Saúde

Fumacê contra o mosquito da dengue começa sábado em Jaraguá do Sul

Ação no bairro Água Verde será a primeira deste tipo para o controle do Aedes aegypti
Fumacê contra o mosquito da dengue começa sábado em Jaraguá do Sul
Ver mais de Saúde