dengue 2
Saúde

Mais de 2,5 mil doses de vacinas foram aplicados no dia "D" em Jaraguá

Quase a metade delas foi contra sarampo (558) e febre amarela (622)

17 Fev 2020 - 11h51Por Da Redação

Realizado no último sábado (15), o Dia D de mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo resultou no comparecimento de 4.172 pessoas nas unidades de saúde de Jaraguá do Sul para avaliação da carteira de vacinas. Esta ação proporcionou detectar a necessidade da aplicação de um total de 2.502 doses para completar cobertura exigida nas carteiras, sendo quase a metade delas contra o sarampo (558) e febre amarela (622).

A informação é da supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Kneipp, acrescentando que o público na faixa etária de 20 a 49 anos foi o que mais compareceu buscando a vacina contra a febre amarela. Ela lembra que este ano – de janeiro até o último sábado (15) – foram vacinadas 4.224 pessoas, reduzindo para cerca de 12 mil o número de habitantes que ainda não tomara essa vacina em Jaraguá do Sul.

Ana Kneipp reitera que a necessidade das pessoas manterem sua carteira de vacinação em dia, principalmente com as vacinas contra a febre amarela, devido à presença do mosquito transmissor na região de Jaraguá, e o sarampo, que é uma doença de contágio rápido e já tem dois casos confirmados no município e outros três aguardando resultado de exame.

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo encerra em 13 de março e a vacina está disponível na maioria das Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, porém sem atendimento no período da tarde das quartas-feiras. Em Santa Catarina, a campanha tem como público-alvo pessoas com idade de seis meses a 49 anos.

Primeira etapa
Uma primeira etapa de campanha seletiva, envolvendo crianças de seis meses a cinco anos, com a vacina tríplice viral, contra sarampo, rubéola e caxumba, teve 105% de cobertura para as crianças de seis meses e 112% para as de um ano. A cobertura exigida pelo Ministério da Saúde é de 95% para cada. Numa segunda etapa, desta vez para a faixa etária e 20 a 29 anos, compareceram 7.413 pessoas e, destas, 1.112 foram imunizadas com a tríplice viral. As duas etapas ocorreram entre outubro e novembro de 2019.

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Ver mais de Saúde