dengue
Saúde

Mais de 100 mil doses aplicadas contra a covid-19 em Jaraguá do Sul

Segundo o Ministério da Saúde, a população a ser vacinada no município é de 137.655 pessoas.

23 Jul 2021 - 16h59Por Janici Demetrio
Mais de 100 mil doses aplicadas contra a covid-19 em Jaraguá do Sul - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

Nesta semana Jaraguá do Sul ultrapassou a marca de 100 mil doses de vacinas aplicadas contra a covid-19. De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha no município, é de 137.655 pessoas.

Foram aplicadas, até agora, 73.192 primeiras doses (D1), 22.181 segundas doses (D2) e 6.162 doses únicas (DU), totalizado 101.535 doses.

Pelos dados da Secretaria de Saúde, 57,6% do público-alvo da vacinação covid em Jaraguá do Sul (maiores de 18 anos), já recebeu a 1ª dose ou dose única do imunizante. Com o esquema vacinal completo (2ª dose ou dose única), são 20,6% da população a ser vacinada.

O avanço da imunização é um alento, traz esperança. A expectativa é que a vacinação ajude a conter a doença, trazendo a possibilidade de um fim mais próximo para a pandemia do coronavírus. Mas a caminhada ainda é longa, afirmam os especialistas, e as vacinas precisam chegar de forma suficiente aos municípios.

Apesar de ser um processo demorado, que não vai acabar com todas as medidas de proteção impostas pela pandemia de um dia para o outro, ainda assim, a vacinação é considerada o único caminho para controlar a covid-19 no mundo.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, reforça a importância da vacina e lembra que todos os imunizantes oferecidos são eficazes contra o coronavírus e são seguros.

“Temos que tomar o imunizante que nos é ofertado, pois ele é fruto de avanços científicos gigantescos”, pontua.

Moretti também reforça a necessidade de atenção quanto à segunda dose (D2), com os imunizantes que preveem este retorno. Somente com o esquema vacinal completo haverá a proteção esperada contra a covid.a

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Ver mais de Saúde