dengue
Saúde

Jaraguá terá monitoramento por semáforo e três mil testes em assintomáticos

A presidente do Comitê Extraordinário, Emanuela Wolff, participou ao vivo do Diário da Jaraguá desta quarta-feira (21). Ela explicou sobre as novas ferramentas e as ações de combate ao coronavírus em Jaraguá

22 Jul 2020 - 07h48Por Janici Demetrio

A Prefeitura de Jaraguá do Sul e o Comitê Extraordinário anunciaram em transmissão ao vivo na noite desta terça-feira, 21 de julho, dois importantes reforços no enfrentamento ao coronavírus no município. O Semáforo Covid-19 é um sistema que se baseia em todas as informações que envolvem a pandemia, como número de casos, número de pacientes em tratamento, disponibilidade de leitos e, sobretudo, nos índices de propagação da doença, e aponta de forma objetiva quais as medidas necessárias.


Outra ação confirmada é a testagem de três mil pessoas assintomáticas. Elas serão escolhidas em todos os bairros do município, conforme perfil científico necessário, e os resultados darão um panorama ainda mais completo da situação. As duas iniciativas ocorrem em parceria com a Católica.

Ao vivo durante o Diário da Jaraguá, a presidente do Comitê, Emanuela Wolff, explicou sobre as novas ferramentas. Comentou também, sobre a situação do município com relação aos casos de covid-19, a situação das hospitais e as medidas anunciadas na terça-feira (21) pelas Prefeituras da Região. 

Rádio Jaraguá · Emanuela Wolff - 22-07
 

O que é o Semáforo Covid-19?

O Semáforo Covid-19 é um painel, com quatro níveis de cores: verde, amarelo (alerta), laranja (risco médio) e vermelho (risco alto). Esse monitoramento é diário e feito com base em dois critérios: propagação da doença e capacidade de atendimento do serviço de saúde.

Dentro desses critérios são avaliados nove indicadores, que incluem, por exemplo, número de novos casos de covid-19, óbitos, e ocupação de leitos de UTI. Com isso, o município faz um retrato da situação para que a população veja de forma clara em que nível a cidade se encontra, e, para cada um dos níveis, são apontadas quais as medidas de controle que precisam ser adotadas. “As decisões serão tomadas de acordo com cada um dos níveis. Muda a bandeira, mudam as ações. É o que vínhamos fazendo, mas dessa forma acreditamos que fica mais fácil para todos entenderem e, consequentemente, haverá maior engajamento, o que é essencial”, diz a presidente do Comitê, Emanuela Wolff.

O resultado (a cor) é decorrente da média ponderada do peso (nota) de nove indicadores. Atualmente, Jaraguá do Sul está no nível vermelho o que motivou a Prefeitura a adotar uma série de medidas novas de restrição desde a última semana, como a suspensão do transporte coletivo, fechamento de parques, bares, proibição de missas e de treinamentos, assim como o reforço expressivo da fiscalização, entre outras.

Para o prefeito Antídio Lunelli, tanto o semáforo quanto a ampliação da testagem são medidas eficientes no controle da pandemia. Ele diz ainda que somadas às últimas decisões anunciadas, essas ferramentas devem auxiliar para que o Município faça um controle mais eficiente e que assim consiga fazer a curva de contágio começar a cair nas próximas semanas. “Estamos em uma dura batalha. Fazendo de tudo, tudo mesmo, primeiro para salvar vidas, e, segundo, para ao mesmo tempo manter a economia em pé. Nos últimos dias apertamos as regras, fortalecemos a fiscalização e restringimos a circulação e hoje lançamos mais duas importantes medidas. Somos uma cidade inteligente, de pessoas comprometidas. Podemos vencer esta guerra mais rápido se cada um fizer a sua parte”, diz o prefeito Antídio Lunelli.

Verde: Situação absolutamente sob controle, sem pandemia.

Amarela: alerta nível 1 - demonstra que a situação está fora da normalidade. Nesse estágio, todos os estabelecimentos que estiverem funcionando devem adotar as medidas de precaução anunciadas e orientadas, cumprir todas as orientações do protocolo de responsabilidade sanitária e social.

Laranja: alerta nível 2 – risco médio de alerta, onde haverá restrições a funcionamento de serviços e do comércio e áreas que propiciam a aglomeração de pessoas.

Vermelha: alerta nível 3 – risco alto, havendo necessidade de mais medidas de restrição à circulação de pessoas, reforços nas ações de fiscalização e controle diário, podendo haver necessidade de fechamento total e manutenção apenas dos serviços essenciais. 

Pesquisa com testagem de assintomáticos

Nos próximos dias também será iniciada a primeira etapa de um total de 3.000 testes para diagnóstico de Covid-19 em pessoas assintomáticas, ou seja sem sintomas, de diversos bairros do município. A ação se soma aos testes diários em assintomáticos que já estão sendo realizados no laboratório municipal.

O secretário de Saúde, Alceu Moretti, explica que as pessoas serão escolhidas segundo critérios técnicos da equipe responsável pela testagem, avaliando faixa etária, sexo, comorbidade, local de residência, entre outros fatores.

Quer-se, com essa ação, ter um panorama ainda mais preciso de como está se comportando o novo coronavírus na cidade e quais as regiões mais afetadas. “Queremos ter mais informações e assim teremos mais assertividade nas ações ”, afirma Moretti. Serão 1.500 testes na primeira etapa da ação e, depois, em um intervalo de 10 a 20 dias, a segunda etapa, com mais 1.500 testes.

Matérias Relacionadas

Saúde

Fumacê será aplicado com carro do Estado nesta terça-feira (16) no Jaraguá Esquerdo e Vila Lenzi

A ação ocorrerá entre 5h e 9h. O veículo do Estado faz uma pulverização automatizada, intensificando ações do Município contra à dengue
Fumacê será aplicado com carro do Estado nesta terça-feira (16) no Jaraguá Esquerdo e Vila Lenzi
Saúde

Dia D contra a gripe teve mais de 1.300 doses aplicadas em Jaraguá

A vacinação segue ocorrendo nas unidades de saúde com sala de vacinas
Dia D contra a gripe teve mais de 1.300 doses aplicadas em Jaraguá
Saúde

Capsi sem atendimento nesta segunda e terça-feira, em Jaraguá

Os atendimentos agendados de psiquiatria foram transferidos para o Caps II
Política

Prefeito de Jaraguá passa por cirurgia de emergência

Em publicação nas redes sociais, Jair Franzner disse que até terça-feira (16) estará se recuperando e na quarta-feira (17) retorna ao trabalho
Prefeito de Jaraguá passa por cirurgia de emergência
Ver mais de Saúde