transito
Saúde

Jaraguá tem sete casos confirmados de sarampo

Os dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (7)

07 Nov 2019 - 16h00Por Janici Demetrio

Subiu para sete o número de casos confirmados de sarampo em Jaraguá. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (7). Estão em investigação 34 casos suspeitos de sarampo. Foram coletadas 13 amostras para análise no município; sendo sete confirmados através de exame laboratorial e doisnegativos realizado pelo Lacen/SC. No momento quatro pessoas ainda aguardam resultados dos exames. A Vigilância Epidemiológica Municipal, em conjunto com a Vigilância do Estado, está realizando as ações de investigação e bloqueio vacinal dos demais casos notificados relacionados ao evento ocorrido no dia 18 de outubro em Joinville.

O sarampo é uma doença respiratória, exantemática aguda e extremamente contagiosa, que pode evoluir com gravidade e causar com complicações como pneumonia e encefalite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar. O contágio tem sido descrito por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas.

O sarampo é transmitido seis dias antes e quatro dias após o aparecimento do exantema (manchas vermelhas), sendo o período de maior risco dois dias antes e dois dias após o início do exantema. No Brasil, o sarampo é uma doença de notificação compulsória devendo estas serem notificadas às secretarias de saúde em até 24 horas.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Prefeitura de Jaraguá do Sul repassa R$ 4,3 milhões para o 60+ do Hospital São José

Recursos foram captados por meio do Fundo Municipal dos Diretos dos Idosos, e serão investidos na ampliação e qualificação do tratamento semi-intensivo aos pacientes idosos portadores de doenças respiratórias e outras complicações clínicas
Prefeitura de Jaraguá do Sul repassa R$ 4,3 milhões para o 60+ do Hospital São José
Saúde

Morador de Jaraguá do Sul com câncer precisa de ajuda para comprar medicamento

Saiba como ajudar
Morador de Jaraguá do Sul com câncer precisa de ajuda para comprar medicamento
Geral

Vereador Almeida apela para a construção da "Casa do Autista", em Jaraguá do Sul

O parlamentar conheceu de perto o maior Complexo Neurossensorial da América Latina, em Balneário Camboriú.  
Vereador Almeida apela para a construção da "Casa do Autista", em Jaraguá do Sul
Saúde

Santa Catarina ultrapassa a marca de 800 mil cirurgias

Atualmente 199 hospitais realizam procedimentos pelo SUS em Santa Catarina, sendo 131 de gestão estadual e 68 de gestão municipal.
Santa Catarina ultrapassa a marca de 800 mil cirurgias
Ver mais de Saúde