transito
Saúde

Jaraguá tem queda no número de atendimentos de covid-19 no fim de semana

Os quatro locais disponíveis no sábado e domingo atenderam 283 pessoas com suspeitas da doença

07 Dez 2020 - 18h26Por Janici Demetrio

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul divulgou nesta segunda-feira (7)  os dados sobre os atendimentos exclusivos de covid do fim de semana nos órgãos públicos. Somadas, as quatro possibilidades de ajuda nos equipamentos públicos disponíveis totalizaram 283 pessoas. Este número representa uma pequena diminuição em relação ao fim de semana anterior, segundo a diretora interina de saúde, Silvia Regina Bonatto, mas está longe de ser ideal. Na Unidade de Apoio ao Pronto Socorro do Hospital São José (UAPS), que também recebe casos de Covid, foram 113 os atendimentos no sábado e 99 no domingo.

Em decorrência da reforma no Pronto Atendimento Médico Ambulatorial PAMA os atendimentos para referência Covid- e Coletas de RT- PCR, estão acontecendo no Centro Vida /Policlínica João Biron. Neste último final de semana os números apresentados foram: No sábado (5) foram 60 Coletas de Exame RT- PCR e 39 consultas Clínicas. No domingo (6) foram 43 Coletas de Exame RT-PCR e 28 consultas Clínicas. Todos os casos são considerados suspeitos, porém somente o resultado de exame de RT-PCR ou Teste rápido terá esta certeza, o resultado do RT- PCR leva em torno de dois a três dias para ficar pronto, já o Teste Rápido fica pronto no mesmo dia e é feito no Laboratório Municipal.

A Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089) contou, segundo a coordenadora Denise Thum, com 65 teleatendimentos no sábado e 82 pessoas na lista ontem, ficando represadas 15 para hoje (7). O teleatendimento tem sido um dos principais canais para tirar dúvidas, identificar casos suspeitos de coronavírus, promover orientação médica e, se necessário, prescrever receitas médicas e atestados, enviados por meio do aplicativo WhatsApp. A principal vantagem é evitar o contato entre infectados e profissionais da saúde, já que o vírus é altamente contagioso. Os profissionais que atuam no 0800 ligam a cada 48 horas para verificação da evolução do quadro clínico, buscando casos com piora e visando minimizar as complicações provocadas pelo vírus. Pessoas acima de 60 anos, portadoras de doenças crônicas, gestantes e crianças menores de cinco anos são monitoradas diariamente.

Na semana passada, de segunda a sexta-feira, foram 1.364 chamadas atendidas pela Central, numa média diária de 273. Para se ter uma ideia, nos últimos dias de setembro, com a situação de disseminação vírus em índices bem menores, eram apenas 80 as chamadas diárias. A situação levou, recentemente, à ampliação da Central com mais atendentes, médicos e linhas telefônicas para receber as ligações da população.

O Painel Covid de ontem (29) aponta para 100% de ocupação dos leitos de UTI adultos. O demonstrativo também aponta 66 novos casos com total até o momento de 9167 ocorrências. Também foram registrados 136 novos casos recuperados somados aos 8244 pacientes que já superaram a doença. O painel também aponta que 861 seguem em tratamento sendo 812 em isolamento domiciliar, 23 internados em enfermaria e 26 em UTI.

A semana passada somou 1.059 novos casos da doença, num comportamento parecido com o verificado na semana anterior, mas com leve diminuição de 9,53%. Até o momento 62 óbitos foram registrados nesta pandemia em Jaraguá do Sul.

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Ver mais de Saúde