dengue 2
Saúde

Jaraguá solicita ao Estado ampliação do número de leitos de UTI

Referências em diferente áreas, hospitais de Jaraguá do Sul recebem pacientes de diversas regiões de Santa Catarina

17 Jul 2020 - 10h50Por Da Redação

Com o objetivo de incrementar a estrutura hospitalar para tratamento de pacientes com coronavírus, o Comitê Extraordinário Covid-19 de Jaraguá do Sul encaminhou ao governador Carlos Moisés nesta sexta-feira, 16 de julho, solicitação de credenciamento de novos leitos de UTI adulto pelo SUS.

O documento ainda solicita que o Estado nomeie um interlocutor para viabilizar acesso a esta e outras demandas como equipamentos, insumos (medicamentos) e profissionais de saúde. Outra preocupação é fazer com que os investimentos realizados durante a pandemia deixem um legado, ou seja, perdurem após a crise. 

“Como temos visto pelo Brasil, alguns estados estão investindo bilhões em hospitais de campanha, um recurso que não está surtindo efeito, com diversas suspeitas de corrupção e que depois vai para o ralo. Acreditamos que é muito mais eficiente estruturarmos ainda mais nossos hospitais. Isso sim é um investimento inteligente e que vai ficar para benefício da comunidade”, diz a presidente Emanuela Wolff.

O comitê cita ainda que Jaraguá do Sul possui dois excelentes hospitais, referências nos serviços que prestam, e que comportariam ampliação física de suas instalações, assim como a oferta serviços ainda mais abrangentes e efetivos para a população catarinense. A ampliação  de leitos de UTI atenderá além dos pacientes de Jaraguá do Sul e da Amvali, de outras regiões como já vem acontecendo, lembra Emanuela.  Nesta sexta-feira, por exemplo, quatro pacientes de Jaraguá do Sul estão internados na UTI e outros seis de outras cidades. 


40% de aumento 

O prefeito Antídio Lunelli determinou na semana passada um aumento de 40% da capacidade de leitos de UTI destinados a tratar pacientes com coronavírus. Com isso, dos 10 leitos credenciados inicialmente para pacientes adultos, o número foi para 14%. Depois da medida, a lotação passou de 100% para 86%. O Município ainda tem outros 10 leitos disponíveis na UTI infantil – com ocupação que tem sido em média de 10% - e pode adaptar leitos utilizados por pacientes com outras enfermidades e que estão livres. 

Porém, o Comitê Extraordinário ressalta no documento enviado ao governo do Estado a necessidade de outras medidas além do remanejamento de leitos já iniciado pelo Município. O custeio e instalação dessas estruturas poderá ser partilhado entre Estado, Prefeitura de Jaraguá do Sul e outros municípios da região da Amvali, a depender da decisão a ser tomada. 

 “Atender adequadamente as pessoas é nossa prioridade absoluta. Nosso esforço é tanto nas unidades básicas, quanto no teleatendimento e nos hospitais. Não é uma ação isolada, mas o conjunto delas é que dá resultado. Temos sido exemplo no combate ao coronavírus, tendo um dos índices mais baixos de letalidade e também de contágio. E não vamos descansar enquanto não vencermos esta pandemia. Daremos início na próxima semana também a um novo protocolo na Saúde”, adianta o prefeito Antídio Lunelli.


Jaraguá do Sul e referência

Apesar do aumento do número de casos nas últimas semanas, Jaraguá do Sul tem uma das mais taxas de letalidade e contágio de Santa Catarina que, por sua vez, é o Estado considerado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com a melhor gestão do combate à Covid-19 do Brasil.

A taxa de letalidade pelo novo coronavírus é de 1,18% em Santa Catarina, menos de um terço da taxa nacional, que é de 3,86%. Em Jaraguá do Sul, por sua vez, esta taxa é de 0,92%.
 

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue

Trata-se de duas mulheres. Um óbito foi registrado no dia 6 de abril e o outro no dia 19
Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue
Saúde

Mais de 7 mil pessoas já passaram pelo Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá

O local atende exclusivamente casos confirmados e suspeitas de dengue
Mais de 7 mil pessoas já passaram pelo Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá
Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Ver mais de Saúde