dengue 2
Coronavírus

Jaraguá pede mudança no modelo de isolamento definido pelo Estado

O Comitê cita a boa estruturação de saúde pública no município, a participação efetiva da comunidade no combate ao coronavírus e os avanços obtidos nos últimos dias na orientação e implementação de medidas preventivas.

26 Mar 2020 - 14h17Por Da Redação

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 instituído pela Prefeitura de Jaraguá do Sul com a participação de diversas entidades representativas da sociedade reivindica ao governador Carlos Moisés, em ofício, o pedido para mudança no modelo de isolamento definido pelo Estado de Santa Catarina. O documento tem sete páginas e é assinado pela presidente Emanuela Wolff.

O Comitê cita a boa estruturação de saúde pública no município, a participação efetiva da comunidade no combate ao coronavírus e os avanços obtidos nos últimos dias na orientação e implementação de medidas preventivas. Além disso, os baixos índices de contágio verificados na região norte do Estado, especialmente em Jaraguá do Sul. Medidas já adotadas como a criação de serviços de teleconsulta, ampliação do horários de funcionamento dos postos de saúde e a estruturação dos hospitais da cidade também são ressaltados.

Além disso, o documento cita o pioneirismo de Jaraguá do Sul na desinfecção de locais de grandes circulação e a força-tarefa existente para aquisição de significativa quantidade de “kits” para massificar a realização de testes entre a população.

“Esses dias de restrições foram muito importantes. Reestruturamos todo sistema de saúde nos postos, definimos ações conjuntas com os hospitais, estamos preparados para atender possível aumento de demanda, criamos protocolos que podem servir de modelo. Por isso, pedimos ao governador que avalie a possibilidade de implantarmos agora um novo modelo de isolamento. O Comitê sentiu a necessidade de apresentar a demanda até em função da diferença nas medidas sugeridas pelos governos do Estado e da União ”, explica a presidente do Comitê, Emanuela Wolff.

O ofício sugere ao governador que a partir da próxima semana seja adotado o modelo de “isolamento vertical”, retomando-se a rotina da maioria da população, e mantendo a segregação social do denominado “grupo de risco”, incluindo os idosos, mediante a implantação de diversos procedimentos a serem definidos e também da avaliação diária da situação.

Matérias Relacionadas

Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Saúde

Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá

Alguns sinais e sintomas podem estar presentes em mais de uma doença. Saber identificá-los, é importante e fará a diferença na hora de buscar atendimento de forma rápida e sem transtornos
Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá
Saúde

Campanha "Dia Imperdível Unimed" oferece oportunidade única para adquirir plano de saúde em SC

A Unimed em Santa Catarina tem sido uma presença confiável na área da saúde do estado, com uma extensa rede de serviços que inclui mais de 180 hospitais credenciados, 1.650 clínicas e mais de 400 laboratórios
Campanha "Dia Imperdível Unimed" oferece oportunidade única para adquirir plano de saúde em  SC
Geral

Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim

Iniciativa do deputado Antídio Lunelli cita necessidade de produção em larga escala de controlador do inseto
Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim
Ver mais de Saúde