Saúde

Jaraguá libera vacinação contra a covid-19 das gestantes, puérperas e lactantes

A vacinação será realizada somente com a prescrição ou declaração médica, além de documento de identificação e comprovante de residência

21 Jun 2021 - 08h56Por Janici Demetrio
Jaraguá libera vacinação contra a covid-19 das gestantes, puérperas e lactantes - Crédito: Mauricio Vieira / Secom Crédito: Mauricio Vieira / Secom

Gestantes sem comorbidades, puérperas e lactantes (até seis meses), com 18 anos ou mais, estão autorizadas a receberem a vacina contra a covid-19 em Jaraguá do Sul. Na sexta-feira (18) a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou a Deliberação 081/CIB/2021, com orientações sobre a vacinação contra a covid-19 no Estado de Santa Catarina para gestantes e puérperas sem comorbidades e lactantes. 

Sendo assim a vacinação das gestantes e puérperas sem comorbidades e lactantes, poderá ser realizada também em Jaraguá do Sul, após avaliação dos riscos e benefícios em decisão compartilhada entre a mulher e seu médico assistente.  

As gestantes e puérperas devem comprovar a sua condição por meio da carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal, declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento, além da apresentação de prescrição ou declaração médica atestando sua condição, acompanhada de documento de identidade com foto e comprovante de residência. 

A vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades e lactantes deverá seguir as mesmas orientações técnicas da vacinação de gestantes e puérperas emitidas pelo Programa Nacional de Imunizações, inclusive quanto ao tipo de imunizante a ser utilizado. Já a vacinação das lactantes seguirá conforme calendário definido pela Secretaria Estadual de Saúde na Nota Técnica Nº 029 GEDIM/DIVE/SUV/SES, conforme segue: 

 1. Lactantes que amamentam crianças com até 6 meses de idade: poderão ser vacinadas a partir de 19 de junho;  

2. Lactantes que amamentam crianças entre 6 meses a < de 1 ano de idade: poderão ser vacinadas a partir de 26 de junho;  

3. Lactantes que amamentam crianças entre 1 ano a < de 2 ano de idade: poderão ser vacinadas a partir de 03 de julho;  

4. Lactantes que amamentam crianças maiores de 2 anos de idade: poderão ser vacinadas a partir de 10 de julho. 

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação das gestantes, puérperas e lactantes será realizada somente com a prescrição ou declaração médica, além de documento de identificação e comprovante de residência; e que também é condicionada a disponibilidade de vacinas que são enviadas ao município através da Secretaria de Estado da Saúde. 

Matérias Relacionadas

Saúde

Idoso de 75 anos morre vítima de covid em Jaraguá 

Município atingiu 401 óbitos pela doença
Idoso de 75 anos morre vítima de covid em Jaraguá 
Saúde

Prefeito Antídio Lunelli recebe segunda dose da vacina contra a covid-19

Após o recebimento de novas doses, município retomou nesta segunda-feira (2) a aplicação da primeira dose do imunizante
Prefeito Antídio Lunelli recebe segunda dose da vacina contra a covid-19
Saúde

Região de Jaraguá segue em risco gravíssimo para a covid-19

As regiões que estão classificadas com o maior risco são Alto Vale do Rio do Peixe, Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e a região Nordeste.
Região de Jaraguá segue em risco gravíssimo para a covid-19
Saúde

Jaraguá retoma a vacinação contra a covid para pessoas com 32 anos ou mais

A Central de Vacinas, no Parque Municipal de Eventos, fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados e domingos das 8h às 17h
Jaraguá retoma a vacinação contra a covid para pessoas com 32 anos ou mais
Ver mais de Saúde