Agenda cultural - prefeitura de jaragua
Saúde

Jaraguá do Sul vacinou, até agora, 5.300 pessoas contra a gripe

No Município, fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde cerca de 65,5 mil pessoas

15 Abr 2025 - 12h21Por Janici Demetrio
vacina - Crédito: Arquivo / Agência Brasil vacina - Crédito: Arquivo / Agência Brasil

A Campanha de vacinação contra a gripe iniciou há uma semana. Em Jaraguá do Sul, as doses estão disponíveis nas 27 Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação e na Central de Imunização na Rua Reinoldo Rau. No Município, fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde 65.558 pessoas, destas, 5.300 já receberam a vacina que protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. O “Dia D” de vacinação está programado para acontecer em 10 de maio, um sábado em que todas as UBSs com sala de vacinas estarão abertas ao público.

Para reforçar a proteção e ampliar a cobertura vacinal, neste ano, o imunizante foi incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais, e ficará disponível ao longo de todo o ano.

LEIA TAMBÉM: Corpo encontrado em lago do Chico de Paulo permanece no IML de Jaraguá do Sul

Vale lembrar que o imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da gripe.
 
Confira os grupos prioritários para a vacinação
• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
• Idosos com 60 anos ou mais;
• Gestantes;
• Puérperas (mães até 45 após o parto);
• Trabalhadores da saúde;
• Professores do ensino básico e superior;
• Povos indígenas e quilombolas;
• Pessoas em situação de rua;
• Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
• Profissionais das Forças Armadas;
• Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
• Pessoas com deficiência permanente;
• Caminhoneiros;
• Trabalhadores dos Correios;
• Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
• Trabalhadores Portuários;
• População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Matérias Relacionadas

Geral

Anvisa suspende venda e proíbe uso de produtos Ypê

Medida vale para produtos de lotes com numeração final 1
Anvisa suspende venda e proíbe uso de produtos Ypê
Saúde

Dia Mundial de Higiene das Mãos reforça cuidados simples que salvam vidas

Nesse contexto, a Vigilância Sanitária tem papel fundamental ao orientar, acompanhar e fortalecer práticas que ajudam a prevenir riscos e proteger a saúde da população
Dia Mundial de Higiene das Mãos reforça cuidados simples que salvam vidas
Saúde

Moradora de Schroeder busca ajuda para tratamento de câncer; saiba como ajudar

Ela precisa de um medicamento chamado Cemiplimabe
Moradora de Schroeder busca ajuda para tratamento de câncer; saiba como ajudar
Saúde

Jaraguá do Sul fará 9ª Conferência Municipal de Saúde em junho com foco no fortalecimento do SUS

O tema da 9ª edição será Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil
Jaraguá do Sul fará 9ª Conferência Municipal de Saúde em junho com foco no fortalecimento do SUS
Ver mais de Saúde