transito
Saúde

Jaraguá do Sul se prepara para a vacinação contra covid-19

O planejamento da Secretaria de Saúde depende da quantidade de vacinas que serão disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para o município de Jaraguá do Sul

15 Jan 2021 - 13h13Por Janici Demetrio
Jaraguá do Sul se prepara para a vacinação contra covid-19 - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Gilmar Moretti, reuniu a equipe técnica da Secretaria na quinta-feira (14) com o objetivo de planejar a campanha de vacinação contra a covid-19. Conforme Moretti, o município está preparado para colocar em prática a campanha, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

“Embora ainda não tenhamos uma data definida para iniciar a campanha, precisamos estar preparados”, enfatiza o secretário.

Durante a reunião, foram mapeadas as unidades básicas de saúde que possuem salas de vacina, assim como locais onde poderão ser instalados pontos extras de imunização, com o objetivo de facilitar o acesso a alguns grupos.

“Avaliamos todas as possibilidades, até mesmo a de abrir mais salas de vacina para dar vazão à demanda, mesmo em unidades que já possuem este espaço”, destaca Moretti, acrescentando que todo o esquema da campanha da covid deve acontecer paralelo às vacinações de rotina e demais atendimentos que ocorrem rotineiramente nas unidades de saúde do município. “Também avaliamos a possibilidade de ampliar horários e dias de vacinação”, explica.

O planejamento da Secretaria de Saúde depende da quantidade de vacinas que serão disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para o município de Jaraguá do Sul. Sobre os insumos, Moretti enfatiza que 80 mil seringas e agulhas já foram adquiridas pela prefeitura, sendo que boa parte já se encontra à disposição do município e outra parte será entregue nos próximos dias.

Para a presidente do Comitê de Combate ao Coronavírus, Emanuela Wolff, este é um momento de expectativa e deve ser tratado com muita responsabilidade.

"Assim como todas as ações tomadas até agora, temos que ser responsáveis. Quando recebermos as primeiras doses da vacina, vamos iniciar a campanha", esclarece Emanuela.

Quanto ao público-alvo inicial da campanha, estima-se que 30 mil pessoas devem fazer parte do grupo a ser imunizado na primeira fase. Conforme o Ministério da Saúde, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores de saúde – incluindo bombeiros –, pessoas acima de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais e população indígena. Depois, vem as pessoas que apresentam comorbidades, seguidas dos professores e profissionais das forças de segurança e salvamento e profissionais do sistema prisional.

Alceu Moretti ressalta que a expectativa é quanto à data de início da campanha, que vai ser anunciada pelo Ministério da Saúde nos próximos dias, e reforça a importância da prevenção. “Medidas como o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social continuarão sendo necessárias, mesmo após a primeira dose da vacina”, disse.

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue

Trata-se de duas mulheres. Um óbito foi registrado no dia 6 de abril e o outro no dia 19
Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue
Saúde

Mais de 7 mil pessoas já passaram pelo Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá

O local atende exclusivamente casos confirmados e suspeitas de dengue
Mais de 7 mil pessoas já passaram pelo Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá
Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Ver mais de Saúde