Unimed
Saúde

Jaraguá do Sul se prepara para a vacinação contra covid-19

O planejamento da Secretaria de Saúde depende da quantidade de vacinas que serão disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para o município de Jaraguá do Sul

15 Jan 2021 - 13h13Por Janici Demetrio
Jaraguá do Sul se prepara para a vacinação contra covid-19 - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Gilmar Moretti, reuniu a equipe técnica da Secretaria na quinta-feira (14) com o objetivo de planejar a campanha de vacinação contra a covid-19. Conforme Moretti, o município está preparado para colocar em prática a campanha, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

IPTU 2021 JARAGUÁ

“Embora ainda não tenhamos uma data definida para iniciar a campanha, precisamos estar preparados”, enfatiza o secretário.

Durante a reunião, foram mapeadas as unidades básicas de saúde que possuem salas de vacina, assim como locais onde poderão ser instalados pontos extras de imunização, com o objetivo de facilitar o acesso a alguns grupos.

“Avaliamos todas as possibilidades, até mesmo a de abrir mais salas de vacina para dar vazão à demanda, mesmo em unidades que já possuem este espaço”, destaca Moretti, acrescentando que todo o esquema da campanha da covid deve acontecer paralelo às vacinações de rotina e demais atendimentos que ocorrem rotineiramente nas unidades de saúde do município. “Também avaliamos a possibilidade de ampliar horários e dias de vacinação”, explica.

O planejamento da Secretaria de Saúde depende da quantidade de vacinas que serão disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para o município de Jaraguá do Sul. Sobre os insumos, Moretti enfatiza que 80 mil seringas e agulhas já foram adquiridas pela prefeitura, sendo que boa parte já se encontra à disposição do município e outra parte será entregue nos próximos dias.

Para a presidente do Comitê de Combate ao Coronavírus, Emanuela Wolff, este é um momento de expectativa e deve ser tratado com muita responsabilidade.

"Assim como todas as ações tomadas até agora, temos que ser responsáveis. Quando recebermos as primeiras doses da vacina, vamos iniciar a campanha", esclarece Emanuela.

Quanto ao público-alvo inicial da campanha, estima-se que 30 mil pessoas devem fazer parte do grupo a ser imunizado na primeira fase. Conforme o Ministério da Saúde, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores de saúde – incluindo bombeiros –, pessoas acima de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais e população indígena. Depois, vem as pessoas que apresentam comorbidades, seguidas dos professores e profissionais das forças de segurança e salvamento e profissionais do sistema prisional.

Alceu Moretti ressalta que a expectativa é quanto à data de início da campanha, que vai ser anunciada pelo Ministério da Saúde nos próximos dias, e reforça a importância da prevenção. “Medidas como o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social continuarão sendo necessárias, mesmo após a primeira dose da vacina”, disse.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Brasil registra 1.428 novas mortes por covid-19

País teve 10,32 milhões de casos; recuperados passam de 9 milhões
Saúde

Governo de SC anuncia novas restrições para tentar frear Covid-19

As medidas entram em vigor nesta quinta-feira (25) e valem por 15 dias.
Governo de SC anuncia novas restrições para tentar frear Covid-19
Saúde

Em um dia, Central Covid-19 de Jaraguá registrou mais de 270 atendimentos

A Central de Orientação sobre o Coronavírus atende pelo serviço 0800-643-8089
Em um dia, Central Covid-19 de Jaraguá registrou mais de 270 atendimentos
Saúde

Santa Catarina tem mais de 30 mil casos ativos de covid-19

Estado confirmou 70 mortes pela doença nas últimas horas. Total chega a 7.114, desde o início da pandemia.
Santa Catarina tem mais de 30 mil casos ativos de covid-19
Ver mais de Saúde