transito
Saúde

Jaraguá do Sul registra sétima morte por gripe em 2019

Conforme Geovani Carvalho Lombardi, de 2014 a 2018, 15 pessoas morreram em decorrência da gripe em Jaraguá do Sul

17 Set 2019 - 09h38Por Janici Demetrio

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, divulgou no início da tarde de segunda-feira (16), a sétima morte causada pelo vírus Influenza na cidade. Uma mulher, de aproximadamente 70 anos, moradora de Nereu Ramos, morreu na última sexta-feira (13), após mais de dez dias internada no Hospital São José.  

Neste ano, de acordo com a Secretaria de Saúde, 44 pessoas foram internadas na cidade com suspeitas da doença. Sendo que, 11 casos foram confirmados e sete pessoas morreram. 

Conforme o enfermeiro da Gerência de Vigilância Epidemiológica, Geovani Carvalho Lombardi, o número de mortes neste ano é o mesmo registrado em 2016. E, segundo Lombardi, estão dentro do esperado. Os meses de maio a agosto registram maior circulação do vírus influenza, isso, historicamente.  

Conforme Lombardi, de 2014 a 2018, 15 pessoas morreram em decorrência da gripe em Jaraguá do Sul. Deste total, 13 faziam parte do grupo considerado de risco, mas apenas dois haviam sido vacinados.  

Diante de mais esta morte, a Secretaria de Saúde reforça a adoção da chamada “etiqueta da tosse” e outras dicas de prevenção. 

Procure a unidade de saúde mais próxima para iniciar o tratamento adequado logo que apresentar os primeiros sintomas que em geral são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar, deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas após o início dos sintomas.

O tratamento precoce, com medicamentos antivirais (tamiflu), ajuda a evitar a evolução para formas graves. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Observação: o Tamiflu não substitui a vacina contra a gripe. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Saúde

Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá

Alguns sinais e sintomas podem estar presentes em mais de uma doença. Saber identificá-los, é importante e fará a diferença na hora de buscar atendimento de forma rápida e sem transtornos
Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá
Saúde

Campanha "Dia Imperdível Unimed" oferece oportunidade única para adquirir plano de saúde em SC

A Unimed em Santa Catarina tem sido uma presença confiável na área da saúde do estado, com uma extensa rede de serviços que inclui mais de 180 hospitais credenciados, 1.650 clínicas e mais de 400 laboratórios
Campanha "Dia Imperdível Unimed" oferece oportunidade única para adquirir plano de saúde em  SC
Ver mais de Saúde