Saúde
Jaraguá do Sul promove ação de vacinação contra o sarampo
Uma Dose Zero para crianças de 6 a 11 meses e 29 dias de idade estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação, a partir desta segunda-feira (16)

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul promove a partir desta segunda-feira (16), uma ação específica com foco na vacinação contra o sarampo. A iniciativa, desencadeada pelo Ministério da Saúde, tem como base a situação epidemiológica do sarampo nas Américas e a necessidade urgente de reforçar as estratégias de vacinação e vigilância epidemiológica para prevenir a reintrodução e disseminação da doença no país.
Neste sentido, o Ministério da Saúde está recomendando a Dose Zero (D0) para crianças de 6 a 11 meses e 29 dias de idade. Essa dose oferece uma proteção precoce e temporária, mas que reduz o risco de formas graves da doença e a transmissão comunitária. Por ter resposta imune menor nessa faixa etária, não substitui as doses do calendário de rotina, que devem ser mantidas aos 12 e 15 meses de idade, respeitando intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses.
Trata-se de uma medida preventiva recomendada em situações de risco iminente de reintrodução do vírus, sendo indicada tanto para a intensificação vacinal em áreas vulneráveis quanto para estratégia de bloqueio vacinal. A Dose Zero contra o sarampo, para crianças de 6 a 11 meses e 29 dias de idade estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação.
- Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá no Insta, Face e Site
- Lista de transmissão no Instagram!
- Grupos de WhatsApp, Telegram e canal de WhatsAp
Matérias Relacionadas
Saúde
Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos
Tecnologia para produção será adquirida de farmacêutica indiana

Saúde
Anvisa alerta sobre uso do formol como alisante de cabelos
Produtos podem causar irritações na pele e problemas respiratórios

Saúde
Hospital São José recebe primeira parcela para custeio das atividades
Verba foi garantida ao deputado Dr. Vicente Caropreso pelo governador Jorginho Mello em abril deste ano

Saúde
Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país
Há indícios de queda nas regiões centro-sul, Norte e Nordeste
