prefeitura
Saúde

Jaraguá do Sul decreta Situação de Emergência em função da dengue

O decreto estabelece, também, que os órgãos públicos municipais tenham um momento semanal para realizar atividades de conscientização e prevenção à Dengue

28 Fev 2024 - 16h30Por Janici Demetrio
Jaraguá do Sul decreta Situação de Emergência em função da dengue - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

O prefeito Jair Franzner assinou na tarde desta quarta-feira (28), o Decreto nº 18.022/2024, que declara Situação de Emergência e Estabelece Medidas de Prevenção e Combate à Proliferação do Aedes Aegypti no Município.

Conforme o decreto, os órgãos públicos municipais (secretarias, autarquias e fundações) deverão instituir, permanentemente, um momento semanal para realizar atividades de conscientização e prevenção à Dengue, eliminando todos os objetos e materiais que possam ser criadouros do Aedes aegypti. O dia da semana será determinado conforme a organização de cada setor, sendo que a primeira ação será feita nesta sexta-feira (1º).

Entre as justificativas que embasam a medida está o aumento no número de casos de dengue neste ano e a transmissão sustentada (vários casos confirmados em uma mesma localidade). Para se ter uma ideia, de 1º de janeiro a 27 de fevereiro de 2024, foram confirmados 124 casos, o que representa mais de 1.800% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo que, destes, 77 casos foram contraídos dentro do próprio Município.

A iniciativa conta com o apoio de entidades como Acijs, CDL, Polícia Militar, Regional de Saúde, Câmara de Vereadores, Coordenadoria Regional da Defesa Civil e Secretarias Municipais. Todas comprometidas em estender as orientações aos seus associados.
 
"Se cada um fizer a sua parte na luta contra a dengue, vamos conseguir frear o avanço da doença. Uma vistoria semanal no terreno, em volta da casa e ambiente de trabalho, para eliminar pontos com água parada, fará a diferença”, enfatizou o prefeito Jair Franzner.

O decreto estipula ainda que, em todos os prédios e espaços públicos das secretarias, autarquias, fundações, praças e parques municipais, as plantas que podem acumular água das chuvas sejam gradualmente substituídas por outras que não ofereçam risco de proliferação do Aedes aegypti e outros vetores.

Uso do fumacê em Jaraguá do Sul
Integrando as ações de combate à dengue, neste sábado (2), será realizado o uso da técnica conhecida como fumacê no bairro Água Verde (as ruas serão informadas na sequência). Essa abordagem é aplicada em áreas com alta infestação de mosquitos e casos de dengue. Ao longo da semana os agentes de combate às endemias estão percorrendo a área onde haverá a aplicação do inseticida para informar os moradores.

A aplicação de inseticida peridomiciliar, conhecida como fumacê, é uma medida utilizada para combater mosquitos adultos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Isso é feito liberando uma "nuvem" de fumaça contendo baixas doses de um inseticida chamado Cielo-ULV. O objetivo principal é eliminar os mosquitos e reduzir a transmissão dessas doenças.

O fumacê é aplicado ao redor das casas por um agente de endemias utilizando uma bomba intercostal, dispersando a névoa de inseticida, atingindo áreas onde os mosquitos se escondem e se reproduzem, contribuindo para proteger as comunidades contra doenças transmitidas por esses insetos. A aplicação visa eliminar o mosquito na fase adulta que está próximo as residências que serão trabalhadas.

As atividades são planejadas e definidas com base em avaliação técnica, em conjunto com a Regional de Saúde, considerando aspectos epidemiológicos (ocorrência de casos em humanos) e entomológicos (bairros infestados pelo mosquito Aedes aegypti).

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti reforça que mesmo com a aplicação do inseticida peridomiciliar, é fundamental que os munícipes mantenham os cuidados preventivos contra a dengue em suas residências, evitando locais propícios para a proliferação do mosquito e sigam utilizando repelente.

A conscientização e a ação coletiva são essenciais para mantermos nossa cidade livre dessa doença. Faça a sua parte! Proteja sua família e contribua para uma Jaraguá do Sul mais segura e saudável.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Saúde

Hospital Jaraguá promove encontro com lideranças para apresentar balanço anual e projetos futuros

Evento também serviu para troca de ideias e o fortalecimento de laços entre os setores público e privado
Hospital Jaraguá promove encontro com lideranças para apresentar balanço anual e projetos futuros
Saúde

Cardiologia do Hospital São José torna-se referência para pacientes do SUS de toda a região

A partir de agora, pacientes dos sete municípios que integram a AMVALI que necessitarem de procedimentos, exames e cirurgias cardíacas de emergência e urgência pelo SUS serão encaminhados para Jaraguá do Sul
Cardiologia do Hospital São José torna-se referência para pacientes do SUS de toda a região
Política

Comissão da Câmara dos Deputados aprova proposta que pode proibir o aborto em todos os casos

Texto inclui na Constituição o "direito à vida desde a concepção", o que vedaria o procedimento em caso de estupro, por exemplo
Comissão da Câmara dos Deputados aprova proposta que pode proibir o aborto em todos os casos
Política

Alesc aprova fornecimento de medicamentos à base de canabidiol na rede pública de saúde

Proposta teve parecer do deputado Vicente Caropreso. E agora, segue agora para sanção do governador e pode virar lei estadual
Alesc aprova fornecimento de medicamentos à base de canabidiol na rede pública de saúde
Ver mais de Saúde