dengue
Saúde

Jaraguá confirma segunda morte de macaco por febre amarela

Vigilância em Saúde declara alerta contra febre amarela e convoca quem não se vacinou

31 Jan 2020 - 15h30Por Da Redação

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Jaraguá do Sul recebeu nesta sexta-feira, 31 de janeiro, resultado de exame do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina) que confirmou o segundo caso de morte de macaco por febre amarela no município. O animal foi encontrado sem vida no pátio de uma residência no bairro Rio da Luz, no mês de dezembro.  

Segundo o setor de Vigilância, desde o início deste ano já foram encontrados oito macacos mortos em Jaraguá do Sul, todos da espécie Bugio, justamente entre os bairros Rio Cerro e Rio da Luz, zona de mata. No entanto, em apenas três deles foi possível coletar amostras para envio ao Laboratório Central da Vigilância Epidemiológica do Estado, em Florianópolis. 

A supervisora de Controle de Zoonoses da Secretaria, Aline Cristiane Borba Monteiro, reforça que o óbito de macacos em determinada área é um dos principais indícios de circulação do vírus, servindo como um alerta. “Os macacos são como sentinelas para o sistema de vigilância em saúde. Daí, a importância de se preservar esses animais. A única forma de transmissão do vírus é pela picada de mosquitos. Não há transmissão diretamente a partir dos macacos”, esclarece Aline. 

Desde 2018, a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul intensificou o trabalho de combate à febre amarela, doença que até então parecia erradicada no Brasil. Nas chamadas zonas da mata, técnicos da Secretaria foram de casa em casa para aplicar a vacina. Além disso, campanhas de divulgação, vacinação nos supermercados e horários especiais nos postos de saúde foram adotados.  

Entretanto, apesar de todos os esforços e campanhas realizadas, a estimativa é que cerca de 16 mil jaraguaenses ainda precisem se vacinar. O alerta é para que essas pessoas procurem um posto de saúde e verifiquem sua situação. Quem tem mais de 60 anos deve conversar com um médico ou enfermeiro antes de tomar a dose.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Diretoria de Trânsito de Jaraguá intensifica o combate ao Aedes aegypti

Ações visam eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue
Diretoria de Trânsito de Jaraguá intensifica o combate ao Aedes aegypti
Saúde

Guaramirim já atingiu 50% do público alvo na vacinação contra a Dengue

Para facilitar o acesso da população à vacina, a partir de desta terça-feira (05), o imunizante estará disponível nas Unidades de Saúde do Município, exceto a ESF Ilha da Figueira
Guaramirim já atingiu 50% do público alvo na vacinação contra a Dengue
Saúde

Dia D da vacinação contra a dengue acontece neste sábado (2) em Guaramirim

Ação será realizada das 8h às 16h, no Centro
Dia D da vacinação contra a dengue acontece neste sábado (2) em Guaramirim
Saúde

Guaramirim inicia pulverização de inseticida

Ação é uma das medidas adotadas pela Prefeitura para o combate à dengue
Guaramirim inicia pulverização de inseticida
Ver mais de Saúde