dengue
Saúde

Já passam de 800 os números de focos do Aedes em Jaraguá

A eliminação dos focos do mosquito é a principal estratégia contra a dengue

04 Ago 2022 - 11h44Por Janici Demetrio
Já passam de 800 os números de focos do Aedes em Jaraguá - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

De janeiro a julho deste ano o número de focos do mosquito Aedes aegypti em Jaraguá – 861 focos - é 52% maior do que o total de focos encontrados no município em todo o ano passado - 564 focos. O mosquito Aedes aegypti pode transmitir várias doenças, entre elas a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Doenças graves, que podem matar. A eliminação dos focos do mosquito é a principal estratégia contra a dengue.

No município, são 13 bairros considerados infestados pelo mosquito transmissor da dengue. Em novembro do ano passado eram três os bairros que concentravam o maior número de focos: Centro (143 focos), Vila Nova (63 focos) e Ilha da Figueira (37 focos).

Agora são 13: Centro (117 focos), Vila Nova (86 focos), Ilha da Figueira (99 focos), Czerniewicz (56 focos), Chico de Paulo (57 focos), Jaraguá Esquerdo (35 focos), Nova Brasília (59 focos), Rio Molha (30 focos), Tifa Martins (33 focos), Vila Baependi (29 focos), Vila Lalau (56 focos), Vila Lenzi (55 focos) Água Verde (17 focos). Focos são larvas do mosquito Aedes aegypti encontradas em recipientes com água parada podendo ser em pratinhos de vasos de plantas, plantas aquáticas, ralos, tampinhas de garrafa, bromélias, pneus, calhas e em armadilhas instaladas pela equipe de Zoonoses.

A cada foco encontrado é delimitado um raio de 300 metros onde se visita imóvel por imóvel, alertando sobre a presença do mosquito naquela localidade. O setor entende que a população que está dentro do raio do foco precisa estar informada da circulação do mosquito naquele local, e assim entender a importância dos cuidados de não permitir que o mosquito tenha ambiente para se reproduzir e como deverão se proteger. 

No caso de imóveis fechados, os agentes de endemias deixam uma solicitação de agendamento para visita posterior, conforme disponibilidade do morador. No caso dos bairros infestados – os moradores receberão no mínimo cinco visitas em um ano, até que não sejam mais encontrados focos do mosquito do bairro.

Sala de situação da dengue

A Prefeitura reativou, no início de julho deste ano, a Sala de Situação – Dengue. A equipe multidisciplinar reúne-se mensalmente para discutir e implementar ações, estratégias e compartilhar informações para o combate à dengue no munícipio.  

Casos de dengue

Atualmente são 64 casos confirmados da doença no município. 

Dificuldades encontradas

Os principais obstáculos encontrados são falta de sensibilidade da população para as ações de prevenção local, mudanças de hábito e atenção aos possíveis criadouros do mosquito dentro da residência; muitos imóveis em situação de abandono; e recusa de visitas. 

Cuidados dentro e fora de casa

-Tampe os tonéis e caixas-d’água;
-Mantenha as calhas sempre limpas;
-Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
-Mantenha lixeiras bem tampadas;
-Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
-Não utilize pratos em vasos de plantas;
-Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
-Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e fontes ornamentais;
-Limpe ralos e canaletas externas.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram! 

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Ver mais de Saúde