Saúde

Infectologista dá dicas de como se proteger do corona vírus e da influenza

O medico elenca sete dicas que devem ser observados por todos como medidas de proteção

13 Mar 2020 - 10h30Por Da Redação
Infectologista dá dicas de como se proteger do corona vírus e da influenza - Crédito: Ilustração Crédito: Ilustração

O médico infectologista Willy Hiraga, da rede municipal de saúde de Jaraguá do Sul, destaca os cuidados que toda a população deve ter para evitar doenças virais, incluindo vírus como o corona e influenza. Cuide-se:

1. Higienize as mãos com frequência. Lave-as bem, com água e sabão. Esfregue entre os dedos, polegares, costas da mão e palmas. Use álcool gel quando não for possível lavar as mãos.

2. Ao tossir ou espirrar, coloque na frente da boca o antebraço, e não a mão. Com isso é mais fácil evitar a propagação do vírus.

3. Mantenha os ambientes arejados, com janelas abertas sempre que possível. O arejamento diminui o número de agentes causadores de várias doenças presentes no ar.

4. Evite locais com muitas pessoas.

5. Se estiver com coriza, dor de garganta ou febre, procure a unidade de saúde mais próxima e evite sair de casa, fazer visitas ou ter contato direto com outras pessoas nos dias em que estiver com os sintomas, para evitar a propagação da doença, qualquer que seja a doença.

6. Procure a vacina contra a influenza. A vacina distribuída na rede pública é trivalente. Protege contra os dois tipos da influenza A (H1N1 e o H3N2) e um tipo da influenza B. Idosos e pessoas com doenças crônicas são os mais sensíveis à doença. São os que primeiro devem procurar se proteger. A vacinação na rede pública deve começar nos próximos dias.

7. Tenha hábitos saudáveis. Alimente-se com comidas naturais, beba água, cuide do sono. Essas ações auxiliam em manter a imunidade alta.

Matérias Relacionadas

Saúde

SC recebe 132 mil doses da vacina contra a Covid-19

A distribuição aos municípios começa na quinta-feira (5) de manhã
SC recebe  132 mil doses da vacina contra a Covid-19
Saúde

Por falta de vacinas, Jaraguá suspende aplicação da primeira dose contra a covid-19

A aplicação da segunda dose (D2) segue normal.
Por falta de vacinas, Jaraguá suspende aplicação da primeira dose contra a covid-19
Saúde

Jaraguá bate recorde de vacinação contra a covid com duas mil doses aplicadas em um dia

Segundo o Painel Covid, 81 mil pessoas já receberam a primeira dose, 28 mil a segunda e 6 mil pessoas tomaram a dose única
Jaraguá bate recorde de vacinação contra a covid com duas mil doses aplicadas em um dia
Saúde

Covid-19: Redução na procura faz Saúde de Jaraguá alterar horários do PAMA e 0800

O secretário Saúde, Alceu Moretti, destaca que nas últimas semanas os números da covid-19 tiveram uma redução significativa e até mesmo a demanda nas unidades exclusivas covid sentiram esta diminuição
Covid-19: Redução na procura faz Saúde de Jaraguá alterar horários do PAMA e 0800
Ver mais de Saúde