Saúde

IFSC produz máscaras de acetato para entidades de Jaraguá do Sul

O projeto é desenvolvido em parceria entre os dois câmpus do IFSC em Jaraguá do Sul, um no Centro e outro no bairro Rau

04 Jun 2020 - 13h53Por Da Redação

Nesta quarta-feira (3), a Associação dos Surdos de Jaraguá do Sul (ASJS) recebeu 30 máscaras de acetato – que protegem todo o rosto e são transparentes, assemelhando-se a uma viseira de capacete – produzidas e doadas por servidores e estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). As máscaras são confeccionadas em impressoras 3D do Instituto e estão sendo distribuídas a diversas entidades da região. Além da Associação de Surdos, também já receberam máscaras a Clínica de Reabilitação Luzes da Vida – 17 unidades – e a Casa de Repouso Caminho Suave – 30 unidades. Outras 250 máscaras estão em produção e serão entregues em breve aos Bombeiros Voluntários e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jaraguá do Sul.

O projeto é desenvolvido em parceria entre os dois câmpus do IFSC em Jaraguá do Sul, um no Centro e outro no bairro Rau. Segundo o professor Carlos Rodrigues, que coordena a iniciativa, a impressão e a doação de máscaras de acetato são uma maneira de cumprir o papel social do Instituto. “Não podemos, como instituição pública, ficar omissos diante da pandemia do Covid-19. Torna-se imprescindível ajudarmos a população a superar este momento de crise”, destaca.

Para o presidente da Associação de Surdos de Jaraguá do Sul, Paulo Sérgio Praxedes, as máscaras de acetato são especialmente importantes porque permitem que os surdos visualizem a boca de pessoas que tentam falar com os surdos. “Isso permite que o surdo que sabe fazer leitura labial possa compreender o que está sendo dito a ele. Além disso, quem sabe falar a Língua Brasileira de Sinais também consegue mostrar a expressão facial, que é importante nesta língua”, explica.

A impressão 3D, a montagem e a entrega das máscaras de acetato à comunidade fazem parte das ações desenvolvidas pelo IFSC na região para ajudar no combate ao coronavírus. Além desta iniciativa, também estão sendo produzidas e doadas 10 mil máscaras de tecido e fabricados cerca de dois mil litros de álcool glicerinado 80% para entrega às secretarias de Saúde do município e do Estado.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Saúde