dengue
Saúde

Idosos comemoram data cuidando da saúde do corpo e da mente

A programação organizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social começou cedo e envolveu cerca de 600 pessoas

01 Out 2019 - 14h20Por Da Redação

O dia dos idosos foi comemorado em grande estilo entre os grupos que participam das atividades oferecidas pela Prefeitura de Jaraguá do Sul no Centro de Convivência. A programação organizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social começou cedo e envolveu cerca de 600 pessoas segundo a secretária Maria Santin Camello.

A turma animada dançou, caminhou, se alongou, jogou e fez um lanchinho esperto, repleto de frutas, sucos, cereais e iogurtes. As atividades foram acompanhadas por profissionais de educação física, responsáveis pelas oficinas oferecidas.

A caminhada teve um trajeto mais curto (do galpão à portaria) e outro mais longo (ao redor do lago).

Dois participantes comemoraram o aniversário em meio aos amigos no Parque Malwee. Zulma Odonise completou nesta terça-feira, 1º de outubro, 65 anos e seu Nicanor Paquer chegou aos 81 anos cheio de disposição. Ele diz que para manter a saúde em dia é preciso mexer o corpo e a mente, se exercitando e fazendo amigos. “Os programas oferecidos pela Prefeitura são uma maravilha. Assim a gente não fica parado. É só alegria”, comemorou logo depois de ouvir seus companheiros de atividades cantarem parabéns para você.

Aos 84 anos, Sueli Scherz Scarton também não escondeu a alegria. Ele faz informática, canto e ginástica no Parque de Eventos e ainda arruma tempo para pilates e massagem perto de casa. “Minha filha não quer me ver parada e eu gosto mesmo”, disse sorrindo.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, lembra que o Município ainda prevê outras atividades alusivas ao Dia dos Idosos. “Temos que valorizar a nossa população idosa, que fez muito e tem muito a ensinar. A Prefeitura oferece programas especiais a este público e o que vemos é a alegria estampada, mais saúde e menos doenças entre os que se mantém ativos”, diz.

O casal Vandelita Bonati, de 60 anos, e Getulio Bonati, de 67, concorda. Eles têm programação de segunda a quinta. Folga só na sexta-feira. Participam das aulas de ginástica, de banda e coral e recentemente iniciaram vôlei no CEU (Centro de Esportes e Artes Unificados). “A gente começou a viver de verdade. Saímos de casa, nos divertimos e ainda uma ou duas vezes por semana vamos ao bailinhos”, afirma sorrindo seu Getúlio.

Próximos eventos

-Dia 7 de outubro - segunda-feira*
Local Centro de Convivência 
Tarde Cultural com a participação dos movimentos culturais intergeracionais do município, como declamação de poesia, danças folclóricas, apresentação musical. O objetivo é integrar e celebrar com os participantes as conquistas de duas décadas de atividade no Centro de Convivência.

-Dia 8 de outubro - terça-feira*
Local: Corupá
Apresentação do Grupo Musical, no Grupo Girassol

-De 1º a 10 de outubro *
Local: Supermercado Giassi
Exposição Itinerante dos 20 anos do Centro de Convivência

-Dia 14 de outubro - segunda-feira*
Local: Unissociesc
Apresentação do Coral Voz Ativa - Homenagem aos Professores

-Dia 29 de outubro - terça-feira*
Local: Igreja Chiesetta
Apresentação do Coral Voz Ativa e Grupo Musical. A ação irá favorecer os idosos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o local. Outro momento será a filmagem dos participantes, deixando registrado o trabalho realizado dentro destes grupos. Será oferecido no encerramento um lanche de confraternização.

-Dia 24 de outubro - quinta-feira
Evento no Centro de Convivência com a UniSociesc: Dia da Saúde do Idoso 

-Dia 25 de outubro – sexta-feira
Local: Centro de Convivência
Encerramento dos Jogos Integrativos da Terceira Idade (Jiti)

População idosa e oficinas oferecidas

A população idosa de Jaraguá do Sul, de acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, soma aproximadamente 16 mil pessoas. Para o público idoso, no Centro de Convivência, são oferecidas gratuitamente oficinas de artesanato, atividade física, cultural, gastronômica, jogos, inclusão digital, entre outras. As mais procuradas são as de ginástica, oferecidas duas vezes por semana. A ginástica para idosos também é oferecida pela Prefeitura em quatro polos fora do Centro de Convivência: na Vila Lenzi (CEU), na Ilha da Figueira (no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida e da Igreja Apóstolo João) e na Barra do Rio Cerro (salão da Igreja Nossa Senhora das Graças). O total de alunos matriculados nas 20 oficinas é de 450 alunos. Por semana, mil alunos passam pelo Centro de Convivência.

Confira abaixo todas as oficinas oferecidas no Centro de Convivência*

Telefone para mais informações: 3370-7562
Local: Pavilhão C do Parque Municipal de Eventos, Barra do Rio Molha

-Inclusão digital
-Maturidade digital
-Tapeçaria
-Cinema
-Cozinha experimental
-Marcenaria
-Boneca de pano
-Patchwork
-Crochê
-Coral
-Grupo musical
-Ginástica especial para mulheres
-Ginástica
-Jogos de mesa
-Ativando a memória (jogos)
-Pilates
-Treinamento funcional
-Práticas corporais
-Dança de salão
-Dança coreografada
-Além das oficinas, os idosos ainda podem participar dos Jogos Integrativos da Terceira Idade (abril a outubro) e da Colônia de Férias (fevereiro)

*As oficinas são gratuitas e as inscrições abrem no início de cada ano, no mês de fevereiro. A data de inscrição é divulgada com antecedência na seção de notícias do site da prefeitura, www.jaraguadosul.sc.gov.br. Para participar é necessário ter 60 anos ou mais e ser residente de Jaraguá do Sul.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Ver mais de Saúde