Saúde

Hospital São José de Jaraguá fará gestão da UPA de Schroeder

Na UPA, o HSJ dará sequência ao trabalho de classificação de risco já realizado em Jaraguá do Sul, priorizando o atendimento de urgência.

20 Set 2021 - 17h16Por Janici Demetrio
Hospital São José de Jaraguá fará gestão da UPA de Schroeder  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na semana passada foi formalizado o convênio entre o Município de Schroeder e a Associação Hospitalar São José, que passa a gerir a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) da cidade a partir do dia 25 de setembro. O ato aconteceu no Gabinete do Prefeito Felipe Voigt, e contou com a presença de parte da equipe de governo.

O procurador municipal, Daniel de Mello Massimino, conduziu a solenidade. Conforme explicou, a partir da assinatura do convênio, o São José passa a fazer a gestão junto à Redeh, até dia 25.

“Para que nós tenhamos uma transição bastante tranquila entre as duas gestões, de modo que a população não perceba nenhum prejuízo para o andamento das atividades no pronto-atendimento”, destacou.

O convênio assinado foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores de Schroeder.

O prefeito Felipe agradeceu ao diretor do Hospital São José, Mauricio José Souto-Maior, por acreditar na proposta - no desafio que o Município tem frente à saúde.

“E dizer que é uma alegria muito grande poder contar com todos vocês [equipe de governo, Conselho de Saúde, vereadores e HSJ] para cuidar dessa sementinha que está sendo plantada”, ressaltou o prefeito.

Voigt também agradeceu ao Instituto Redeh, pelo serviço prestado à cidade, e lembrou que o São José é referência na região. Segundo ele, o novo convênio possibilitará melhoria no atendimento à população, com mais qualidade, praticidade e maior proximidade com o hospital.

Para a secretária municipal de Saúde, Ingrit Roweder, o trabalho de transparência realizado em Jaraguá do Sul pelo Hospital São José, já de longa data, indica que Schroeder vai contar com a mesma qualidade no atendimento.

“Os nossos pacientes do município que foram referenciados para lá sempre foram bem atendidos, então temos certeza de que o hospital fará um bom trabalho aqui”, destaca.

LIVRE TRÂNSITO

O diretor do HSJ ressalta que a iniciativa visa a prestação de um serviço mais eficaz à comunidade regional, com livre trânsito.

“A ideia é somar, é facilitar, fazer com que os processos aconteçam de maneira mais tranquila, para que a gente possa dar apoio para a comunidade de Schroeder e, a longo prazo, desafogar os serviços do hospital. A gente consegue fazer com que aqueles pacientes que vão para o hospital sejam os casos mais graves e que vão de maneira mais rápida, mais assertiva”, declara Maurício.

O plano é melhorar gradativamente os processos de diagnóstico e deixar os processos mais rápidos, segundo o diretor. Futuramente, será verificada a possibilidade de passar a realizar pequenos procedimentos cirúrgicos na UPA, evitando deslocamentos desnecessários.

Também estiveram presentes à cerimônia o vice-prefeito, Lauro Tomczak, o presidente da Câmara de Vereadores, Ildemar Zoz, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jerri Luciano Klabunde, a chefe de Gabinete, Sônia Sirlene Zoz, o secretário de gestão e finanças, Denilson Weiss e vereadores.

ATENDIMENTO

Na UPA, o HSJ dará sequência ao trabalho de classificação de risco já realizado em Jaraguá do Sul, priorizando o atendimento de urgência.

Uma das propostas futuras, de acordo com Ingrit, é a implantação do protocolo de referência e contrarreferência.

“Assim, os médicos das unidades básicas de saúde terão referência dos relatos do paciente em consulta, motivos que o levaram a retornar à unidade, quem ele deverá procurar”, explica.

A implantação do protocolo deve facilitar o acesso do paciente ao atendimento especializado.

“No serviço de urgência, ele terá o atendimento do momento. Se houver necessidade de um especialista, voltará à unidade básica para agendamento de consulta e, após a consulta, será encaminhado ao profissional e exames”, diz.

Câmara de Vereadores repassa R$ 400 mil para equipar a UPA à Prefeitura de Schroeder

A Câmara de Vereadores repassou R$ 400 mil à Prefeitura de Schroeder. A devolução de parte do orçamento destinado à Casa aconteceu durante a cerimônia de assinatura do convênio entre o Município de Schroeder e a Associação Hospitalar São José.

O prefeito Felipe Voigt destacou a seriedade com que Executivo e Legislativo tratam as demandas do Município, buscando unir forças para melhorar cada vez mais o atendimento à população.

“É gratificante perceber que temos esse entendimento de que o que importa é fazer o melhor pela nossa cidade. Agradeço aos vereadores que decidiram fazer esse repasse tão importante nesse momento”, enfatiza.

Geralmente, a sobra do orçamento retorna à Prefeitura no fim do ano. Entretanto, os vereadores optaram por antecipar a devolução em razão da necessidade de equipar o Pronto-atendimento. 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Saúde