GNet
Saúde

Hospital São José de Jaraguá fará gestão da UPA de Schroeder

Na UPA, o HSJ dará sequência ao trabalho de classificação de risco já realizado em Jaraguá do Sul, priorizando o atendimento de urgência.

20 Set 2021 - 17h16Por Janici Demetrio
Hospital São José de Jaraguá fará gestão da UPA de Schroeder  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na semana passada foi formalizado o convênio entre o Município de Schroeder e a Associação Hospitalar São José, que passa a gerir a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) da cidade a partir do dia 25 de setembro. O ato aconteceu no Gabinete do Prefeito Felipe Voigt, e contou com a presença de parte da equipe de governo.

O procurador municipal, Daniel de Mello Massimino, conduziu a solenidade. Conforme explicou, a partir da assinatura do convênio, o São José passa a fazer a gestão junto à Redeh, até dia 25.

“Para que nós tenhamos uma transição bastante tranquila entre as duas gestões, de modo que a população não perceba nenhum prejuízo para o andamento das atividades no pronto-atendimento”, destacou.

O convênio assinado foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores de Schroeder.

O prefeito Felipe agradeceu ao diretor do Hospital São José, Mauricio José Souto-Maior, por acreditar na proposta - no desafio que o Município tem frente à saúde.

“E dizer que é uma alegria muito grande poder contar com todos vocês [equipe de governo, Conselho de Saúde, vereadores e HSJ] para cuidar dessa sementinha que está sendo plantada”, ressaltou o prefeito.

Voigt também agradeceu ao Instituto Redeh, pelo serviço prestado à cidade, e lembrou que o São José é referência na região. Segundo ele, o novo convênio possibilitará melhoria no atendimento à população, com mais qualidade, praticidade e maior proximidade com o hospital.

Para a secretária municipal de Saúde, Ingrit Roweder, o trabalho de transparência realizado em Jaraguá do Sul pelo Hospital São José, já de longa data, indica que Schroeder vai contar com a mesma qualidade no atendimento.

“Os nossos pacientes do município que foram referenciados para lá sempre foram bem atendidos, então temos certeza de que o hospital fará um bom trabalho aqui”, destaca.

LIVRE TRÂNSITO

O diretor do HSJ ressalta que a iniciativa visa a prestação de um serviço mais eficaz à comunidade regional, com livre trânsito.

“A ideia é somar, é facilitar, fazer com que os processos aconteçam de maneira mais tranquila, para que a gente possa dar apoio para a comunidade de Schroeder e, a longo prazo, desafogar os serviços do hospital. A gente consegue fazer com que aqueles pacientes que vão para o hospital sejam os casos mais graves e que vão de maneira mais rápida, mais assertiva”, declara Maurício.

O plano é melhorar gradativamente os processos de diagnóstico e deixar os processos mais rápidos, segundo o diretor. Futuramente, será verificada a possibilidade de passar a realizar pequenos procedimentos cirúrgicos na UPA, evitando deslocamentos desnecessários.

Também estiveram presentes à cerimônia o vice-prefeito, Lauro Tomczak, o presidente da Câmara de Vereadores, Ildemar Zoz, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jerri Luciano Klabunde, a chefe de Gabinete, Sônia Sirlene Zoz, o secretário de gestão e finanças, Denilson Weiss e vereadores.

ATENDIMENTO

Na UPA, o HSJ dará sequência ao trabalho de classificação de risco já realizado em Jaraguá do Sul, priorizando o atendimento de urgência.

Uma das propostas futuras, de acordo com Ingrit, é a implantação do protocolo de referência e contrarreferência.

“Assim, os médicos das unidades básicas de saúde terão referência dos relatos do paciente em consulta, motivos que o levaram a retornar à unidade, quem ele deverá procurar”, explica.

A implantação do protocolo deve facilitar o acesso do paciente ao atendimento especializado.

“No serviço de urgência, ele terá o atendimento do momento. Se houver necessidade de um especialista, voltará à unidade básica para agendamento de consulta e, após a consulta, será encaminhado ao profissional e exames”, diz.

Câmara de Vereadores repassa R$ 400 mil para equipar a UPA à Prefeitura de Schroeder

A Câmara de Vereadores repassou R$ 400 mil à Prefeitura de Schroeder. A devolução de parte do orçamento destinado à Casa aconteceu durante a cerimônia de assinatura do convênio entre o Município de Schroeder e a Associação Hospitalar São José.

O prefeito Felipe Voigt destacou a seriedade com que Executivo e Legislativo tratam as demandas do Município, buscando unir forças para melhorar cada vez mais o atendimento à população.

“É gratificante perceber que temos esse entendimento de que o que importa é fazer o melhor pela nossa cidade. Agradeço aos vereadores que decidiram fazer esse repasse tão importante nesse momento”, enfatiza.

Geralmente, a sobra do orçamento retorna à Prefeitura no fim do ano. Entretanto, os vereadores optaram por antecipar a devolução em razão da necessidade de equipar o Pronto-atendimento. 

GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Liberado certificado para quem tomou vacinas diferentes

A emissão poderá ser realizada por meio do aplicativo ConecteSUS
Liberado certificado para quem tomou vacinas diferentes
Geral

Dia Internacional do Idoso terá evento no Parque da Inovação

Ao vivo no Diário da Jaraguá desta sexta-feira (22) a presidente do Conselho, Hildegard Bosshamer, e a assessora técnica, Caroline Bittencourt, comentaram sobre a ação
Dia Internacional do Idoso terá evento no Parque da Inovação
Saúde

SC avança na imunização, mas alerta para a necessidade da segunda dose

Segundo a Dive, 423.965 pessoas que tomaram a primeira dose não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda
SC avança na imunização, mas alerta para a necessidade da segunda dose
Saúde

Jaraguá do Sul registra mais recuperados do que casos confirmados de Covid-19

Confira o boletim epidemiológico desta quarta-feira (20)
Jaraguá do Sul registra mais recuperados do que casos confirmados de Covid-19
Ver mais de Saúde