Unimed
Saúde

Hospital Regional de Joinville utiliza música para recuperação de pacientes

16 Jan 2021 - 10h00Por Janici Demetrio

A música ganha cada vez mais espaço nos tratamentos médicos. Ela impacta diretamente nas emoções, no comportamento e na saúde das pessoas. Pensando nisso, o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), de Joinville, trabalha com o projeto de Estimulação Sensorial e Cognitiva para o tratamento e recuperação de seus pacientes. Para os familiares, a iniciativa é essencial e traz esperança.

IPTU 2021 JARAGUÁ

Conforme o psicólogo do HRHDS, Gerson Hermes de Souza, a estimulação sensorial ou cognitiva apresenta resultados positivos frequentes.

"Quando o paciente está em sedação ou coma de difícil despertar, precisamos estimulá-lo cognitivamente para que recupere seu estado de consciência e, com isso, possa ser mais participativo no processo de extubação. Isso torna o processo menos traumático, pois está sob estímulos que lhe são familiares", explica o profissional.

O psicólogo também afirma que para o paciente extubado que está em isolamento, além do estímulo na parte cognitiva, os recursos são utilizados com o objetivo de diminuir a ansiedade, com resultados perceptíveis em curto prazo.

"Não só com músicas, utilizamos também gravação de familiares, realização de videochamadas. Também conversamos com eles, apresentamos gravações comuns, tudo com o objetivo de auxiliar na recuperação", cita.

Segundo Michelle Antunes, filha de um paciente, o projeto foi prioritário no restabelecimento de seu pai.

“Mandamos áudio da família e músicas para ele. Desde o primeiro dia, ele já teve uma reação positiva, de identificar as vozes e tentar acompanhar a batida da música. No segundo dia, colocamos uma música cantada pela neta, de 10 anos. No mesmo momento, meu pai despertou e começou a tentar expressar aos profissionais de saúde quem estava cantando", conta.

Além dos bons resultados alcançados com a estimulação, Michelle ressalta o bom tratamento dado pela equipe hospitalar.

"Graças a Deus meu pai teve um ótimo atendimento, os profissionais que cuidaram dele foram super atenciosos, dedicados, rápidos e prestativos. Tivemos uma ótima impressão do hospital, foi um ótimo atendimento e não podemos reclamar de nada, pois tudo foi feito da melhor maneira. Só temos a agradecer a toda a equipe que cuidou dele e que estão se colocando em risco nesta pandemia para atender e dar o seu melhor", agradece.

Além dos profissionais da Psicologia, a equipe de Terapia Ocupacional da instituição também participa do trabalho de estimulação e contato familiar. O setor de órteses e próteses atua em parceria para melhorar a condição física do paciente acamado.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá confirma nova morte por covid-19

Nas últimas 24 horas, o município confirmou 201 novos casos da doença e 145 pessoas recuperadas.
Jaraguá confirma nova morte por covid-19
Saúde

Pesquisadores desenvolvem máscara que inativa coronavírus

A ação do equipamento é devida à presença de um nanofilme de quitosana, na camada intermediária da máscara, substância derivada da casca do camarão
Saúde

Saúde inicia nova remessa de 2,5 milhões doses da CoronaVac

Ainda este mês o ministério deve receber doses de outros laboratórios
Saúde

Primeiro paciente de Santa Catarina é transferido para o Espírito Santo

Homem estava na UPA de Chapecó em ventilação mecânica invasiva
Primeiro paciente de Santa Catarina é transferido para o Espírito Santo
Ver mais de Saúde